Preencha o formulário para nos colocar qualquer questão/dúvida que deseje ou se pretender incluir a sua empresa no nosso directório.
Envie-nos a sua mensagem e responderemos com toda a brevidade.
Preencha o formulário para que possamos receber o seu pedido e incluir a sua empresa no nosso directório.
Envie-nos a sua mensagem e responderemos com toda a brevidade.
Já tem conta? Faça Login
Subscreva a nossa newsletter e fique a par de feiras, ideias para casa, notícias e muitas mais novidades.
07.Apr.2016
Inauguradas no próximo sábado, 09 de abril, as obras de ampliação do cemitério de Ponte
Lotação terá capacidade total de 956 sepulturas. Projeto contempla área de ossários. Circulação no recinto passa a ser acessível a cidadãos com mobilidade reduzida.
O Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, procede à inauguração das obras de ampliação e requalificação do cemitério de Ponte, no próximo sábado, 09 de abril, às 10:30 horas, numa cerimónia que terá a presença dos párocos Agostinho Ribeiro e Manuel Faria. A intervenção, financiada pela Câmara Municipal, mediante a atribuição de um subsídio de 80 mil euros, permitiu reforçar a capacidade do cemitério, passando a ter uma lotação próxima de um milhar de sepulturas, ocupando agora uma área total de 4.636 metros quadrados.
A ampliação do cemitério passou a contemplar uma área de ossários com capacidade para 60 sepulturas construídas em gavetões pré-fabricados de betão armado. O projeto, oferecido pelo arquiteto Sérgio Vieira Barbosa, privilegia a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada, dotando todos os locais do cemitério com rampas de acesso a cidadãos portadores de deficiência. A nova área contempla também zonas ajardinadas, um espaço próprio para a realização de arranjos florais, uma arrecadação, uma sala com chuveiro para o coveiro e três casas de banho, uma delas destinada a pessoas com mobilidade reduzida.
No exterior, uma área de 600 metros quadrados permite o estacionamento de duas dezenas de automóveis, zonas pedonais e um arruamento. A intervenção completa-se com a pavimentação circundante à ampliação, bem como com a colocação de condutas de águas pluviais em toda a extensão do arruamento. Como já tinha efetuado em relação à ampliação do cemitério de Gondar, o Município de Guimarães colaborou no processo de aquisição do respetivo terreno e comparticipou nos custos referentes à aquisição do espaço.
Refira-se que, no primeiro semestre de 2014, a Junta de Freguesia de Ponte, liderada por Sérgio Castro Rocha, na qualidade de entidade gestora e administradora do cemitério da vila, comunicou à Câmara Municipal as suas preocupações relativamente à necessidade de realização de um alargamento, tendo em conta a lotação existente e a consequente impossibilidade de dar resposta às necessidades da sua população. Pouco depois, a 15 de novembro de 2014, decorria a apresentação pública do projeto que altera o perfil do cemitério, um quarto de século após a primeira ampliação.