directobras blog logo directobras blog logo

Inaugurada 3ª Fase da Ciclovia Marginal de Esposende

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Inaugurada 3ª Fase da Ciclovia Marginal de Esposende
Inaugurada 3ª Fase da Ciclovia Marginal de Esposende

14.Jul.2015

Inaugurada 3ª Fase da Ciclovia Marginal de Esposende


O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, inaugurou, no passado dia 11 de Julho, a 3.ª fase da Ciclovia da Marginal de Esposende. Esta obra representou um investimento de cerca de 706 mil euros, dos quais, 85% foram financiados por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional do Norte - ON2.
A intervenção traduziu-se na continuidade da ciclovia nos troços compreendidos entre a Avenida dos Banhos e o Farol de Esposende, e entre as Piscinas Municipais Foz do Cávado e o Centro de Actividades Náuticas, promovendo a renovação destes trajectos e uniformizando a imagem em termos arquitectónicos. Com este prolongamento, a ciclovia passou a ter uma extensão total de aproximadamente 2.700 metros.
A autarquia procedeu ainda, à instalação, junto ao Parque Fitness existente, de um novo equipamento para a prática desportiva. Trata-se de um equipamento destinado à população adulta, que funcionará como complemento ao Parque Fitness, e que constitui mais um elemento de apoio à ciclovia.
A Ciclovia da Marginal vai integrar o circuito da futura Ciclovia do Litoral, a executar no âmbito do Programa Polis Litoral Norte, fazendo também a ligação à Ecovia do Cávado, sendo ainda enquadrada no projecto do futuro Parque da Cidade, que está a ser desenvolvido.
O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, assinalou na cerimónia de inauguração que a Zona Ribeirinha constitui "um importante activo e um enorme atractivo, sendo um local de excelência, tanto para a prática desportiva como para o lazer".
"Esposende está com uma dinâmica de investimento ímpar", afirmou o autarca, apontando, a título de exemplo, as obras do Programa Polis Litoral Norte, no montante global de 14 milhões de euros, a ampliação das ETAR de Marinhas e de Esposende que está a ser concretizada pela Águas do Norte (ex-Águas do Noroeste), assim como um conjunto de investimentos nas freguesias e o apoio às associações e clubes.
Benjamim Pereira revelou ainda que estão na forja "novos investimentos nas freguesias, estando já em curso duas empreitadas de cerca de 300 mil euros, e que se perspectivam mais duas intervenções de defesa da orla costeira no concelho, no montante global de 1,5 milhões de euros, tudo isto numa conjuntura difícil, com restrições financeiras".

Foto: Câmara Municipal de Esposende
Autor: António Barbosa