directobras blog logo directobras blog logo

Mercado imobiliário apresena sinais de retoma

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Mercado imobiliário apresena sinais de retoma

02.Oct.2015

Mercado imobiliário apresena sinais de retoma


Dados relacionados com o mercado imobiliário revelam que este sector está a apresentar sinais de retoma e melhoria, impulsionados principalmente pelo investimento exterior.

Estas conclusões foram apresentadas pelo Gabinete de Estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP). Segundo o relatório, no primeiro semestre deste ano foram transacionados cerca de 50.228 alojamentos familiares, tendo o segundo trimestre do ano registado aproximadamente 24.512 transações.

Este valor corresponde a um aumento das transacções na ordem dos 24.8% face a 2014. No entanto, entre o primeiro e o segundo trimestre de 2015, regista-se uma taxa de variação de -4,7%.

No entender do presidente da APMIP, Luís Lima, a suspensão dos "Vistos Gold" teve repercussões nesta quebra. P
"já numa perspectiva de comparação com o ano anterior, podemos aferir que estamos a assistir ao crescimento do sector imobiliário, a um ritmo tímido, mas com boas perspectivas".

Para o representante das imobiliárias, estes dados revelam também um sector mais optimista, influenciado pelas dinâmicas do próprio mercado, entre as quais se realça o investimento estrangeiro. "O grande motor para a retoma do imobiliário foi sem dúvida o investimento estrangeiro, que continua em crescimento, especialmente por parte dos mercados europeus como o francês ou o britânico. Depois, verifica-se a normalização na concessão de crédito por parte da banca ao sector imobiliário, e os spreads estão a níveis mais aceitáveis".

De assinalar, como foi ontem  publicado pelo Directobras, as taxas de crédito à habitação registaram uma quedaatingindo mínimos históricos. A redução verificou-se nas taxas a a 3, 6, e 12 meses.

Fonte: APEMIP
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.