directobras blog logo directobras blog logo

Homenageado pela cidade do Porto o arquitecto Agostinho Ricca

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Homenageado pela cidade do Porto o arquitecto Agostinho Ricca

22.Oct.2015

Homenageado pela cidade do Porto o arquitecto Agostinho Ricca


A cidade do Porto associou-se à homenagem do centenário do nascimento do arquitecto Agostinho Ricca.  Para este efeito, decorre até dia 17 de Dezembro, a exposição do espólio desta importante figura pública. 

A exposição monográfica decorre no segundo piso da Galeria Municipal do Porto, nos jardins do Palácio de Cristal. Com o nome "Arquitetura e Obra", são apresentadas as reproduções de fotografias e desenhos de obras do espólio do arquiteto, assim como publicações ligadas à obra de Ricca, fotos, postais de viagem e outros materiais escritos. Nove maquetas completam a exposição.

Outra exposição dedicada ao arquitecto Ricca "Arquitetura e Desenho" é o núcleo expositivo que será mostrado na Casa do Infante a partir de dia 30 de Outubro. Na casa serão mostrados móveis e documentos relativos ao trabalho do arquitecto .

Agostinho Ricca estudou Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP), onde recebeu formação do arquitecto Marques da Silva, adquirindo a formação clássica das linguagens do fim do século XIX e princípio do século XX.

Ainda na ESBAP, obteve o 1.° Prémio do Instituto da Alta Cultura para uma bolsa de estudo em Itália, mas foi afastado por informação política desfavorável.

Em 1943 começou a exercer a actividade de arquitecto como profissional liberal. Trabalhou no gabinete de urbanismo da Câmara Municipal do Porto, tendo colaborado com o professor arquitecto Giovanni Muzio no primeiro Plano de Urbanização da Cidade do Porto.

Agostinho Ricca foi membro fundador da O.D.A.M. – Organização dos Arquitectos Modernos – e, em 1947 e 1951, participou na exposição daquela organização realizada no Ateneu Comercial do Porto.

Participou ainda na Bienal Internacional de Arte de São Paulo em 1952 e na "Exposição de Arquitectura Portuguesa Contemporânea: Anos 60 - Anos 80", na Fundação de Serralves em 1991.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem. D.R. - Câmara Municipal do Porto