directobras blog logo directobras blog logo

Holanda experimenta ciclovias com aquecimento para evitar o gelo e acabar com as quedas

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Holanda experimenta ciclovias com aquecimento para evitar o gelo e acabar com as quedas

27.Jan.2016

Holanda experimenta ciclovias com aquecimento para evitar o gelo e acabar com as quedas


A título experimental a cidade holandesa de Wageningen aplicou, num troço de ciclovia de 50 metros, um pavimento capaz de gerar aquecimento e, deste modo, evitar a formação de gelo  evitando as derrapagens frequentes e as consequentes quedas.

Este sistema, já implementado há três invernos, é desenvolvida pela empresa Easypath e consiste em pavimentos modulares aos quais vão retirar o aquecimento através de geotermia ( a geotermia uma energia de produção contínua e gestionável que se encontra armazenada por baixo da superfície terrestre sob a forma de calor a uma temperatura constante todo o ano.
É uma energia limpa que aproveita o calor do subsolo para climatizar de forma ecológica, permitindo uma poupança de 75% na factura energética e uma redução das emissões de CO2).

O sistema denominado 'Thermopath' incorpora tubos de aquecimento aos elementos de betão e permitem, pela sua vez, serem monitorizados com base em sensores de forma ao controle da temperatura. Através de um ambiente baseado na web, o gradiente de temperatura no ciclo pode ser monitorado e, opcionalmente, uma intervenção atempada em caso de falha do sistema.

O pavimento pode gerar uma temperatura até 5º celsius evitando a acumulação de gelo. Além da vantagem para a segurança dos ciclistas, este sistema é ecológico já que evita o uso de aplicação de sal para derretimento do gelo. Por outro lado, as placas de cimento dispensam de manutenção específica e são 100% recicláveis.

Este sistema foi concebido para ser aplicado, não na totalidade da ciclovia, mas em alguns troços da mesma (locais de difícil acesso para limpeza de neve,ou de declives acentuados). Além desta cidade sete regiões holandesas manifestaram interesse em aplicar este sistema.

(Convidamos aos nossos leitores a reverem outros projectos de interesse relacionado com novas tecnologias aplicadas às ciclovias como o exemplo aqui publicado  em que há uma associação entre arquitectura, história e ciclovia. Conheça também o caso de uma ciclovia (também desenvolvida na Holanda) que gera electricidade através de painéis fotovoltaicos. Por outro lado, não menos interessante, consiste no projecto de reconversão   "Radbahn" a ser desenvolvido na cidade alemã de Berlim de modernização de uma ciclovia aproveitando o espaço existente no viaduto U1).

Fonte: vários
Autor: António Barbosa
Imagem: Easypath