directobras blog logo directobras blog logo

Hitachi anuncia novo sistema para fugas em redes de distribuição de água

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Hitachi anuncia novo sistema para fugas em redes de distribuição de água

31.Aug.2015

Hitachi anuncia novo sistema para fugas em redes de distribuição de água


Há um novo sistema de baixo custo dirigido à estimativa de fugas em redes de distribuição de água em países em desenvolvimento. O sistema, que combina modelação hidráulica e tecnologias de informação para delimitar pequenos trechos onde o volume de fugas é elevado e prever a necessidade de operações de manutenção em redes de abastecimento de elevada densidade, foi desenvolvido pela Hitachi que anunciou a sua comercialização.

Este sistema foi desenvolvido em especial consideração pelos países em desenvolvimento, onde as taxas de desperdício de água ultrapassa os 30%, incluindo a perda resultante das fugas em redes de distribuição.

Com este sistema há a possibilidade de poupança de tempo em fase de planeamento e durante operações, na medida em que os operadores sabem quais as zonas críticas da rede no que diz respeito à probabilidade de fugas de água.

A sua instalação necessita de sensores para funcionar correctamente e está combinada com o Sistema de Controlo de Distribuição de Água da Hitachi, o que permite manter os custos baixos.

Os algoritmos de análise comparam os resultados obtidos com tecnologias de simulação hidráulica e os dados reais relativos às características físicas da rede, nomeadamente os materiais usados nas condutas, a idade e grau de envelhecimento das tubagens, bem como dados relativos às propriedades dos escoamentos e valores de pressões.

Com a colaboração da Agência Nacional de Água de Singapura, a Hitachi efectou testes que revelaram que o sistema é capaz de identificar precisamente a localização de fugas de água, mesmo quando estas correspondem a um baixo volume, recorrendo à informação recolhida por um número muito reduzido de sensores da velocidade e pressão do escoamento.

Fonte: Hitachi