directobras blog logo directobras blog logo

Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2015 aprovados no Munícipio da Amadora

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2015 aprovados no Munícipio da Amadora

21.Nov.2014

Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2015 aprovados no Munícipio da Amadora


A Assembleia Municipal da Amadora aprovou, no dia 20 de Novembro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2015. O Orçamento do Município para 2015 não sofre redução relativamente ao executado este ano e será de 84,999 milhões de euros. No entanto, o Orçamento Municipal reflecte a redução expressiva de transferências do Estado que, no caso da Amadora, ascende a 2,5 milhões de euros.

No entanto, este orçamento prevê o investimento na regeneração urbana e a qualificação do espaço público e a resolução de carências habitacionais constituem, segundo a Câmara da Amadora, eixos prioritários. Apesar de não ter sido possível contratualizar com o Estado um novo ciclo de financiamento à construção de custos controlados ou de outros projetos que possibilitem a eliminação das áreas habitacionais degradadas que ainda persistem, o compromisso para 2015 consiste no desenvolvimento de um programa de investimentos plurianual com vista ao realojamento dos núcleos degradados da Mina, bem como a aplicação do programa municipal de apoio financeiro ao auto realojamento. Importa destacar que estas ações serão totalmente financiado através de receitas próprias da autarquia.

O ano de 2015 ficará ainda marcado por uma avaliação/atualização do Esquema Diretor da Falagueira/Zona Empresarial da Venda Nova. Com as novas condições de acessibilidades criadas ao longo dos últimos anos, a constituição de uma nova centralidade metropolitana naquela zona apresenta-se como um projeto estratégico para a afirmação competitiva do município na região. Ainda neste campo, e depois de um aprofundamento do exercício de cidadania, a Câmara Municipal promoveu, pela 5.ª vez, o Orçamento Participativo.

Na fase de apresentação foram registadas 23 propostas, as quais, após uma avaliação prévia quanto à sua exequibilidade técnica e ajustamento à dimensão financeira, foram colocadas a votação. O investimento em áreas tão importantes para o bem-estar da população como a ação social, a educação, a habitação, a promoção da sustentabilidade ambiental e a requalificação do espaço público, são, sem dúvida, as grandes prioridades das Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2015.

Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.