directobras blog logo directobras blog logo

Governo vai criar fundo nacional para apoiar obras

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Governo vai criar fundo nacional para apoiar obras

02.Jan.2016

Governo vai criar fundo nacional para apoiar obras


O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, revelando que está a ser criado um Fundo Nacional de Reabilitação Urbana e que é uma prioridade do actual Governo.

"Em termos de política de construção, a tónica vai ser, incomparavelmente, mais colocada na reabilitação do que na construção nova. Isso vai-se reflectir ao nível do financiamento, ao nível dos incentivos financeiros, dos benefícios fiscais, a todos esses níveis", afirmou o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente.

À margem do lançamento do Caderno de Síntese Tecnológica (CST) de Reabilitação de Edifícios, apresentando pela Plataforma Tecnológica Portuguesa para a Construção (PTPC), em Lisboa, José Mendes frisou que "o Governo pretende que ao investimento em reabilitação urbana seja associado um aumento da resistência sísmica do edificado e uma forte componente de eficiência energética".

"A reabilitação é uma prioridade para este Governo", reforçou o secretário de Estado, explicando que, "tendencialmente, ultrapassada a fase das grandes infra-estruturas é preciso pôr a tónica na reabilitação, na revitalização, e, portanto, essa é a grande aposta".

José Mendes defendeu que "há claramente uma opção no programa do Governo de promover e apoiar a reabilitação para a colocação no mercado de arrendamento", explicando que permitirá à classe média a acessibilidade a uma habitação condigna.

A criação do Fundo Nacional de Reabilitação Urbana visa "facilitar um pouco mais no financiamento e nos incentivos" aos agentes responsáveis pelo património, de forma a "atacar" o problema da falta de reabilitação de uma boa parte do património em Portugal, reforçou o governante, acrescentando que permitirá "dinamizar o mercado de arrendamento".

Fonte: Vários
Imagem: D.R.