directobras blog logo directobras blog logo

Gaia investe 5,5 milhões de Euros para reconverter os seus areais em zonas balneares

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Gaia investe 5,5 milhões de Euros para reconverter os seus areais em zonas balneares

10.Aug.2015

Gaia investe 5,5 milhões de Euros para reconverter os seus areais em zonas balneares


A Câmara de Gaia anunciou que quer tornar os seus quatro areais de rio zonas balneares, melhorando a qualidade da água e requalificando acessos. Esta intervenção está orçada em 5,5 milhões de euros. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, aquando a inauguração do passeio fluvial entre o cais de Quebrantões e o Areinho de Oliveira do Douro.
O passeio fluvial, recentemente inaugurado, foi uma obra que custou cerca de 2,2 milhões de euros que arrancou em 2012, corresponde à primeira fase do projecto Encostas do Douro cuja finalidade é ligar os 16 quilómetros de praias de bandeira azul aos 16 quilómetros de orla ribeirinha a serem requalificados.
Dos 2,2 milhões de euros de investimento, 1,4 milhões foram comparticipados por fundos comunitários. Esta requalificação passou pela construção de um passadiço ciclo-pedonal de 550 metros em madeira entre o Cais de Quebrantões e o Jardim do Areinho de Oliveira do Douro. O novo passeio fluvial suporta também o coletor-emissário de águas residuais domésticas, ligado à ETAR de Quebrantões que também será alvo de intervenção.
O objectivo é "transformar o rio Douro num novo grande pólo económico", gerando "novas ofertas" para os turistas que visitam Vila Nova de Gaia, frisou o autarca.
A segunda fase da obra reúne não só a reabilitação das encostas da Serra do Pilar, uma obra de 2,5 milhões de euros a avançar ainda este ano em colaboração com as secretarias de Estado do Ambiente e do Desenvolvimento Regional, mas também a construção de um novo passeio fluvial no Areinho de Avintes e melhoria de acessibilidades, à semelhança do hoje inaugurado e que deverá arrancar na primavera de 2016.

Fonte: Câmara Municipal de Gaia