directobras blog logo directobras blog logo

Figueiró dos Vinhos já tem projectos financiados pelo Portugal 2020

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Figueiró dos Vinhos já tem projectos financiados pelo Portugal 2020

30.Oct.2015

Figueiró dos Vinhos já tem projectos financiados pelo Portugal 2020


O Portugal 2020, novo quadro comunitário de apoio, prevê um conjunto de instrumentos de financiamento que estão em fase de implementação no sentido da concretização de importantes investimentos.

No caso de Figueiró dos Vinhos, que integra a CIMRL – Comunidade Inter-municipal da Região de Leiria, encontram-se já consignadas verbas importantes para um conjunto de projectos.

Assim, o Pacto para a Região de Leiria prevê cerca de 40 milhões de euros de apoio para os 10 Municípios, uma boa parte (cerca de 13 milhões) em projectos inter-municipais e o restante dividido pelos municípios, destinados a projectos nos quais são promotores directos.

Nos projectos inter-municipais referem-se os ligados ao empreendedorismo e apoio às empresas, educação, modernização administrativa, turismo e cultura, entre outros.

Nos projectos municipais, Figueiró dos Vinhos foi beneficiado com quatro intervenções distintas que na sua globalidade representam uma comparticipação financeira de cerca de 775 mil euros: a requalificação energética da Piscina Municipal (200 mil euros), a eficiência energética na iluminação pública (85 mil euros), a intervenção na beneficiação em edifícios escolares (235 mil euros) e intervenção em património classificado, no caso, centrado na Igreja Matriz (255 mil euros) e no património cultural associado.

Além destes investimentos previstos para os próximos 5 anos, acresce um conjunto de projectos e candidaturas que são apresentadas de forma autónoma pelo Município e que se encontram em preparação, em áreas consideradas estratégicas.

De referir que o "Portugal 2020" reúne a actuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, nomeadamente: FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP - no qual, se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.

Portugal vai receber 25 mil milhões de euros até 2020, para tal definiu os Objectivos Temáticos para estimular o crescimento e a criação de Emprego, as intervenções necessárias para os concretizar e as realizações e os resultados esperados com estes financiamento.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.