directobras blog logo directobras blog logo

Estação Elevatória da Ribeira das Fontainhas e a ETAR da Abrã inauguradas pelo Secretário de Estado do Ambiente

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Estação Elevatória da Ribeira das Fontainhas e a ETAR da Abrã inauguradas pelo Secretário de Estado do Ambiente

02.May.2016

Estação Elevatória da Ribeira das Fontainhas e a ETAR da Abrã inauguradas pelo Secretário de Estado do Ambiente


Foram inauguradas a Estação Elevatória da Ribeira das Fontainhas e a ETAR da Abrã, na presença de Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, vereadores, presidentes de junta, entre outras individualidades.

A estação Elevatória da Ribeira das Fontainhas é uma infraestrutura de saneamento que permite a expansão da rede pública a diversas localidades limítrofes de Santarém. Nestes locais vão ser abandonadas as soluções privativas de drenagem de águas residuais, tais como fossas sépticas, de forma a melhorar a qualidade ambiental e de vida da população de Santarém. Este projeto teve um investimento de 2.627.319,12 €.

Pioneira no concelho, a ETAR da Abrã, com um valor de 793.914,34€, é uma infraestrutura diferenciada pelo método de tratamento com recurso a leitos de macrófitas que tornam o processo de tratamento e o enquadramento paisagístico mais ecológico e com maior integração ambiental. Esta solução, que só é possível em aglomerados populacionais de menores dimensões, requer uma maior área de implantação e é suportada por lagoas de tratamento de águas residuais de forma completamente natural, cuja função consiste no tratamento de efluentes líquidos.

Ambos os projetos foram enaltecidos por Carlos Martins, assim como todo o trabalho que tem sido desenvolvido no concelho, garantindo a disponibilidade do Ministério do Ambiente para colaborar com o Município de Santarém.

Desde o início da sua atividade, a empresa municipal Águas de Santarém mantém como objetivo principal dotar o concelho de níveis de atendimento de saneamento básico de águas residuais, ultrapassando os índices de cobertura exigidos pela União Europeia, disponibilizando índices de cobertura na ordem dos 92%. Em paralelo, tem mantido a qualificação e renovação das infraestruturas de abastecimento que se situam, há alguns anos, numa cobertura de 99,9%.

Com um investimento superior a 43 milhões de euros em infraestruturas de recolha, transporte e tratamento de águas residuais, com projetos aprovados e cofinanciados pelo Programa Operacional Temático, Eixo II, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN 2007-2013, a empresa Águas de Santarém encontra-se, neste momento, em fase de arranque dos últimos sistemas deste ciclo de investimento, permitindo acolher as ligações particulares aos sistemas públicos.

Com o cumprimento integral do plano de investimento em sistemas de saneamento de águas residuais, incluindo a cobertura dos pequenos aglomerados urbanos, a empresa Águas de Santarém tem contribuído para um futuro mais sustentável, com a disponibilidade dos serviços de abastecimento de água e de distribuição e drenagem de águas residuais, pautados por critérios de qualidade e eficiência, que contribuem para a qualidade de vida da população do concelho e melhoria do estado ecológico dos recursos hídricos da região.