directobras blog logo directobras blog logo

Estabiliza a confiança no Sector da Construção, segundo dados do INE

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Estabiliza a confiança no Sector da Construção, segundo dados do INE

30.Sep.2015

Estabiliza a confiança no Sector da Construção, segundo dados do INE


O Instituto Nacional de Etatística (INE) apresentou os recentes dados relativos ao índice de confiança dos consumidores. Segundo dados recolhidos por teste instituto, revelam que o "Indicador de clima económico estabiliza pelo segundo mês consecutivo e indicador de confiança dos Consumidores continua a aumentar."

Em Setembro, o indicador de confiança diminuiu na Indústria Transformadora e no Comércio, estabilizou na Construção e Obras Públicas e aumentou ligeiramente nos Serviços.

O aumento do indicador de confiança dos Consumidores em Setembro reflectiu o contributo positivo das "perspectivas sobre a evolução da poupança e das expectativas sobre evolução da situação financeira do agregado família" e da situação económica do país, mais significativo no primeiro caso.

O indicador de confiança da Indústria Transformadora diminuiu de forma ténue em Setembro, devido ao contributo negativo de todas as componentes, perspectivas de produção, apreciações sobre os stocks de produtos acabados e relativas à procura global, mais intenso no último caso.

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas estabilizou no mês de referência, em resultado da evolução positiva das perspectivas de emprego e da evolução negativa das opiniões sobre a carteira de encomendas.

Por sua vez, o indicador de confiança do Comércio agravou-se ligeiramente no último mês, reflectindo o contributo negativo das expectativas de actividade e das apreciações sobre o volume de vendas, mais significativo no primeiro caso.

O indicador de confiança dos Serviços recuperou de forma ténue em Setembro, devido ao comportamento positivo das opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas e sobre a actividade da empresa, uma vez que as perspectivas sobre a evolução da procura agravaram-se.

Fonte: INE
Imagem: D.R.