directobras blog logo directobras blog logo

Ermida de São José com telhado reabilitado

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Ermida de São José com telhado reabilitado
Ermida de São José com telhado reabilitado

31.Aug.2015

Ermida de São José com telhado reabilitado


A Ermida de São José, localizada na Mata Nacional do Buçaco, irá receber um novo telhado, composto por telhas Umbelino Monteiro, no dia 3 de Setembro, data oficial em que a Umbelino Monteiro em parceria com a Fundação da Mata do Buçaco estão a organizar uma sessão de encerramento dos trabalhos de recuperação da cobertura

A Ermida de São José, foi um dos mais afectados pela passagem do ciclone GONG, a 19 de janeiro de 2013 e faz parte do património edificado do Buçaco classificado como Imóvel de Interesse Público por parte da Fundação Mata Nacional do Buçaco.

Considerando não só a necessidade de recuperação da Ermida de S. José, mas também outros edifícios existentes na Mata do Buçaco, a Umbelino Monteiro desenvolveu a telha Um Canudo Bussaco com o intuito de replicar a traça original dos edifícios e enquadrar a cobertura com o meio envolvente.

A parceria com a Fundação da Mata do Buçaco permite à Umbelino Monteiro participar de forma activa nos trabalhos de reabilitação da Ermida de S. José, imóvel construído no ano de 1643, fundada pelo reitor da Universidade de Coimbra Manuel de Saldanha, contribuindo assim para salvaguardar a identidade da Mata Nacional do Buçaco.

Estarão presentes na sessão representantes da Umbelino Monteiro, o Presidente da Fundação da Mata do Buçaco, Dr. António Gravato; o Técnico do Departamento de Património da FMB, Dr. Filipe Teixeira; o Arquiteto Responsável pelo Projeto de Recuperação da Ermida de São José; Arquitecto Joaquim Morais Oliveira; o Técnico Representante da Direção da Cultura do Centro; o Representante da DDL Argamassas Tradicionais Pré-Doseadas, Dr. Luís Mariz e a Representante da Universidade de Aveiro, Prof. Ana Velosa, bem como os participantes que frequentaram o Workshop de Técnicas Tradicionais para Intervenção em Edifícios Históricos realizado no mês de julho e que terão agora a oportunidade de presenciar e acompanhar a conclusão dos trabalhos.


Fonte/Foto: Umbelino Monteiro