directobras blog logo directobras blog logo

Equilíbrio Financeiro e ambição para o orçamento de Amares para 2016

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Equilíbrio Financeiro e ambição para o orçamento de Amares para 2016

02.Jan.2016

Equilíbrio Financeiro e ambição para o orçamento de Amares para 2016


O Município de Amares apresenta um orçamento na ordem dos 12 milhões de euros para gerir em 2016. Equilíbrio financeiro e ambição são as principais linhas de orientação das Grandes Opções do Plano e Orçamento, aprovado em sede da Assembleia Municipal.

O presidente da autarquia, Manuel Moreira, salientou "ser necessário um grande sentido de responsabilidade na gestão dos recursos públicos" considerando que este orçamento reflecte "rigor e ambição".

o edil recorda que "nas grandes Opções do Plano Plurianual de Investimento uma grande fatia vai para operações de dívida autárquica sendo que os compromissos assumidos em mandatos anteriores condicionam a capacidade de endividamento atual".

Ainda assim, obras consideradas estruturantes para o desenvolvimento concelhio, como o saneamento, cuja cobertura atual abrange apenas cerca de 33 % do território, aparecem com grande destaque com uma intervenção que prevê o prolongamento da malha existente e a criação de novas redes. Paralelamente, outras apostas se afiguram no setor do ambiente, designadamente, ao nível da Eficiência Energética, da Requalificação da Piscina Municipal Coberta e do Complexo Desportivo Municipal.

Uma verba considerável será canalizada para a educação, especificamente para a Requalificação da Escola EB 2/3 de Amares, criando as condições físicas necessárias ao bem-estar da comunidade educativa tendo em vista um ensino de excelência.

De destacar, também, o Projeco da Praia Fluvial da Ombra que aparece como um investimento relevante para a promoção turística do concelho e valorização do território Amarense.

As associações locais, pelo papel que assumem na dinamização e desenvolvimento concelhios - ao nível desportivo, cultural e humanitário - continuam a absorver uma verba significativa do investimento previsto.

Fonte: C.M. de Amares
Imagem: D.R.