directobras blog logo directobras blog logo

Entrevista: «O sector tem um potencial de crescimento enorme, porque o caminho para o futuro é a qualidade e não a quantidade.»

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Entrevista: «O sector tem um potencial de crescimento enorme, porque o caminho para o futuro é a qualidade e não a quantidade.»

29.Oct.2014

Entrevista: «O sector tem um potencial de crescimento enorme, porque o caminho para o futuro é a qualidade e não a quantidade.»


Tendo participado Marmomac 2014, considerada uma das maiores Feiras Europeias do sector do Mármore «evento que decorreu em Verona, Itália, nos dias 24 a 27 de Setembro» a Solancis é uma empresa especializada na extracção e transformação do calcário. Com sede na Benedita, a empresa celebra 45 anos da sua fundação oficial. Em entrevista ao Directobras.pt, o Director Comercial da Solancis, Sérgio Couto, fala-nos da participação neste evento bem como das perspectivas da indústria de extração e tratamento de pedra natural a para a construção.

1.- Como avaliam, na vossa perspectiva, o sector da extracção e comercialização da pedra natural nosso País? A nossa avaliação é positiva, o sector vindo a aumentar a sua exportação, com base numa melhoria constante da qualidade dos seus produtos.

2.- Qual a estratégia, a adoptar pelas empresas portuguesas do sector, face à diminuição da actividade construtiva em Portugal?
O sector tem um potencial de crescimento enorme, porque o caminho para o futuro é a qualidade e não a quantidade. Portugal tem empresas de referencia a nível mundial, empresas que fornecem obras emblemáticas, de complexidade elevada e exigência técnica acima da média. Em Portugal o caminho escolhido pelos consumidores de Rochas foi bem diferente, o valor baixo de venda, a necessidade de um fornecimento quase instantâneo sem permitir o planeamento da produção, quase sempre os produtos prescritos nos concursos não são os fornecidos, e o conceito de fazer em 10 dias o que se deve fazer em 30 origina a um desequilíbrio nas empresas fornecedoras. Os mercados mais estáveis são aqueles que planeiam melhor, são aqueles que compram o produto certo pelo preço justo, não aqueles que utilizam os produtos errados em detrimento de um valor baixo.

3.- Sabendo da vossa participação na Exposição Marmomac, em Itália, quais as vossas expectativas face a este evento?
A Marmomacc é uma feira de referencia no sector, reúne arquitectos, designers, profissionais de todo o mundo e continua a ser uma excelente feira.

4.- Qual(is) o(s) produto(s) em destaque no vosso stand?
A Solancis procurou mostrar o que melhor sabe fazer, produtos muito técnicos de complexidade elevada, mostrou pedras próprias provenientes das suas 12 pedreiras e mostrou os principais produtos que transforma habitualmente, revestimentos de fachada, pavimentos, entre outros.

5.- Qual a aposta da vossa empresa, para os próximos anos?
A Solancis acredita que o futuro passa por melhorar a qualidade dos seus produtos, por dar um serviço mais completo e direcionado aos seus clientes.