directobras blog logo directobras blog logo

Entregues e recuperadas 12 habitações em Fornos da Cruz de Pedra

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Entregues e recuperadas 12 habitações em Fornos da Cruz de Pedra

20.May.2016

Entregues e recuperadas 12 habitações em Fornos da Cruz de Pedra


No dia em que foram realojadas mais 34 pessoas, Domingos Bragança anunciou a recuperação dos fornos da Cantarinha dos Namorados, na Cruz de Pedra. Escola de formação em olaria preservará identidade vimaranense.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, acompanhado pela vereadora responsável pelo pelouro da Ação Social, Paula Oliveira, e pelos membros do Conselho de Administração da empresa municipal CASFIG, presidiu à cerimónia de entrega de doze chaves de habitações para fins sociais, em Guimarães, realojando um total de 34 pessoas.

Nove famílias foram realojadas numa habitação convencional e três em modalidade de residência partilhada (famílias unipessoais, constituídas por uma só pessoa), no âmbito de uma política social promovida pelo Município, com o objetivo de melhorar as condições e qualidade de vida da comunidade.

Localizadas nas freguesias de Creixomil, Urgezes, Fermentões, Mesão Frio e Candoso São Martinho, as habitações destinadas para acolherem partilha de residência foram objeto de obras de readaptação, sendo que as casas entregues fazem parte de um conjunto habitacional cuja gestão social, patrimonial e financeira está a cargo da CASFIG – Coordenação de Âmbito Social e Financeiro das Habitações do Município de Guimarães.

Exemplar único de fornos de olaria

A cerimónia de entrega decorreu em Creixomil, na Cruz de Pedra, nas habitações geridas pela CASIG, que foram recentemente objeto de uma requalificação e cujas obras de beneficiação, que contemplam também a mítica "Casa da Rainha", representam um investimento na ordem dos 55 mil euros. No final, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães deslocou-se aos Fornos da Cruz de Pedra, situados nas proximidades do local da sessão de entrega de chaves das habitações, tendo anunciado que o Município irá reabilitar os tradicionais fornos.

«Queremos recuperar a arte tradicional da olaria e vamos devolver o património edificado para que possa ter uso e função, com a realização de ações de formação nesta área», disse Domingos Bragança, Presidente da Autarquia, ladeado pelo Vereador da Cultura, José Bastos, tendo afirmado que, independentemente do resultado de uma candidatura comunitária, será reabilitado o local onde foi concebida, durante muitos anos, a Cantarinha dos Namorados, peça icónica do artesanato vimaranense.

Nas obras efetuadas nas habitações geridas pela CASFIG na Cruz de Pedra, foi substituído o telhado de seis residências. A intervenção revelou-se de grande importância não só porque resolveu um conjunto de anomalias inerentes ao seu mau estado, mas também pela retirada das telhas em materiais de fibrocimento. Com esta obra, a CASFIG concluiu o objetivo a que se propôs de eliminar o amianto de todo o parque de habitação social que gere.