directobras blog logo directobras blog logo

Em vigor o novo PDM de Braga

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Em vigor o novo PDM de Braga

19.Oct.2015

Em vigor o novo PDM de Braga


A nova versão do Plano Director Municipal (PDM) de Braga entrou em vigor no passado dia 14 de Outubro após publicação em Diário da República.

Este documento, que define as principais orientações em termos de planeamento urbanístico, assenta em quatro eixos estratégicos, nomeadamente: "Braga, um Município onde queremos viver; Braga, um município que queremos visitar; Braga, um território para investir; e Braga, rumo à centralidade ibérico".

O documento tem particular incidência nas vertentes da dinamização económica do Concelho e criação de emprego, reforçando-se as áreas para a instalação de novas empresas com planos de dotação de melhores condições e modernização dos parques industriais Bracarenses, assim como de criação de novas zonas empresariais e industriais

A estratégia para as actividades económicas foi definida em estreita articulação com a InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica do Concelho, tendo sido definidas "áreas de especialização para determinadas actividades económicas e, deste modo, os industriais podem retirar benefícios da proximidade e da massa-critica que é gerada", como explica o vereador do Urbanismo.

A este propósito, o PDM prevê mecanismos especiais para investimentos estratégicos e para a legalização de empresas e indústrias, visando facilitar a instalação de novas empresas e, consequentemente, estabelecer condições para a criação de novos postos de trabalho.

O plano prevê uma nova área para os sectores do ramo automóvel e da aeronáutica junto ao aeródromo e autódromo, retirando as mais-valias da proximidade a estes equipamentos. O PDM consolida a zona Industrial de Pintancinhos e Adaúfe, transformando-as numa só. Propicia-se, igualmente, a expansão da zona industrial de Ferreiros, centrada no domínio da área electrónica e na promoção da capacidade de expansão das grandes empresas aí instaladas no parque.

A partir de agora, o Concelho tem também disponível uma área para implementação de uma grande plataforma logística em Celeirós, conforme vinha a ser definido como estratégico para a Região no PROT- Norte.

Fonte: http://pdmbraga.cm-braga.pt/
Imagem: D.R.