directobras blog logo directobras blog logo

Em exposição o sistema de "Gaiola Pombalina"

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Em exposição o sistema de "Gaiola Pombalina"

09.Dec.2015

Em exposição o sistema de "Gaiola Pombalina"


O sistema construtivo que caracteriza a Baixa lisboeta está em destaque em exposição no Museu da Cidade (Palácio Pimenta), em Lisboa.

Sob o título "Quando Lisboa Treme" esta exposição inclui maquetas da famosa "Gaiola Pombalina", bombas de água utilizadas na época, uma plataforma sísmica interactiva, equipamentos de medição de sismos e ilustração das actividades da protecção civil.

A "gaiola pombalina" é um sistema de construção anti-sísmica utilizado na Baixa Pombalina de Lisboa após o terramoto de 1755. A gaiola pombalina é uma estrutura tridimensional de madeira incorporada nas paredes de alvenaria.

A estrutura em madeira foi inspirada nos métodos de construção dos navios. A madeira, sendo deformável, tinha uma elevada capacidade de resistência às forças de tracção e compressão num meio constantemente agitado.

Por outro lado, a alvenaria era mais eficaz na resistência aos incêndios. A solução de incorporar a estrutura em madeira nas paredes de alvenaria juntava as vantagens de ambos os tipos de construção.

O Grande Terramoto de Lisboa aconteceu a 01 de Novembro de 1755, e não será esquecido pela devastação que causou na capital portuguesa. Um sismo de magnitude 8,5, com epicentro a cerca de 240 quilómetros da cidade criou um tsunami com ondas de 15 metros que em cerca de 40 minutos devastaram Lisboa.

A exposição está patente até 01 de Março de 2016, pode ser visitada gratuitamente de Terça a Domingo.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: Manuel Levita e RSB