directobras blog logo directobras blog logo

Eaton apresenta seis novos detectores autónomos de fumo, calor e CO

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Eaton apresenta seis novos detectores autónomos de fumo, calor e CO

02.Feb.2016

Eaton apresenta seis novos detectores autónomos de fumo, calor e CO


A empresa de gestão de energia Eaton acaba de lançar no mercado seis novos detectores autónomos de fumo e calor. Os detectores são recomendados para a detecção de fumo, detecção de calor, e detecção de monóxido de carbono. Os novos produtos foram desenhados para integrar harmoniosamente uma vasta diversidade de espaços. Para além disso, têm capacidade de comunicar entre si através de ligação de rádio e podem ter uma duração média de vida de até 10 anos.

Detectores de fumo

Os detectores podem ser ligados entre si por fios ou, com a adição de um suplemento opcional de rádio LINK. A detecção de fumos é feita através do sensor óptico instalado no equipamento, que emitirá uma luz de aviso ao utilizador.

Algumas características dos detectores

  • Equipado com bateria alcalina ou de lítio 
  • Detecção de fumo com sensor óptico
  • Dispositivo proíbe a instalação sem bateria
  • Interconexão por fio ou rádio 
  • Botão de Teste
  • Luzes de aviso / teste e comunicação (opção de rádio)

Os detectores são alimentados por uma bateria de lítio selada e estão equipados com um sensor electroquímico de alto desempenho. Para assegurar a máxima precisão, cada sensor está calibrado e devidamente testado para detectar CO (monóxido de carbono). Munido de um display LCD, é possível mostrar o nível de CO detectado, bem como as mensagens e alertas em formato de ícones. Para além disso, a função de memória possibilita salvar o último nível de CO detectado, o que permite ao utilizador verificar os níveis de CO durante a sua ausência. A análise do ar é feita a cada quatro segundos. A avaliação de todos as componentes do sensor, como a análise do sistema, bateria e alarme é executada automaticamente.

Fáceis de usar e de fixar, os detectores possuem uma base de montagem com vários pontos de fixação de modo a permitir a fixação fácil e segura tanto no tecto como numa parede.


Detectores de calor

Os detectores de calor são alimentados por bateria e devem ser colocados em áreas em que normalmente existe um grande risco de falso alarme por parte dos detectores de fumos, como por exemplo, cozinhas ou garagens. Esta gama complementar aos detectores de fumo, elimina alertas mais incómodos, sendo ativados como o próprio nome indica, por calor, em detrimento de fumo.

Algumas características

  • Sensor de resposta rápida termistor (classe A1) com limite fixado em 58°C
  • Teste simples através de botão
  • Interconeção até 12 detectores
  • Interligação sem Fio, opcional.