directobras blog logo directobras blog logo

Dossiê Energias Renováveis - Poupança e uso racional de Energia! - 1ª Parte

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Dossiê Energias Renováveis - Poupança e uso racional de Energia! - 1ª Parte

16.Oct.2014

Dossiê Energias Renováveis - Poupança e uso racional de Energia! - 1ª Parte


O nosso País beneficia de um clima favorável para o aproveitamento das energias renováveis, especialmente da energia solar. Existe no mercado diversos equipamentos que, além de contribuírem para a redução do consumo dos combustíveis fósseis, permitem uma poupança nos nossos gastos domésticos.

Metade dos gastos nos consumos energéticos do sector doméstico destinam-se a confecção de alimentos e aquecimentos de águas sanitárias.

O aumento do preço das fontes energéticas tradicionais, como seja o petróleo, carvão ou outras, aliados a uma maior consciência ambiental permitiu que olhássemos o sol como um nosso aliado na produção alternativa de energia.

Actualmente estão disponíveis no mercado painéis solares que permitem o aquecimento das águas sanitárias, e painéis que permitem a produção de energia eléctrica. A poupança e o uso racional de energia já não é uma questão de moda ou de consciência cívica.

De facto, o consumo de energia é um dos principais factores que pode provocar o efeito de estufa devido às emissões de gás e, consequentemente, a alteração climática. Considerando que os recursos mundiais de combustíveis fósseis são limitados e que a procura de energia está a aumentar, a principal solução para os efeitos da mudança climática está na redução do consumo de energia e no investimento em energias renováveis.

Para o sector doméstico existem equipamentos que, em poucos anos, garantem o retorno do investimento inicial, que serão abordados nos próximos artigos do Dossiê.

Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.