directobras blog logo directobras blog logo

Dossiê Energias Renováveis - No Sol é que está o ganho! - 2ª Parte

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Dossiê Energias Renováveis - No Sol é que está o ganho! - 2ª Parte

21.Oct.2014

Dossiê Energias Renováveis - No Sol é que está o ganho! - 2ª Parte


Existe no mercado diversos equipamentos que, além de contribuírem para a redução do consumo dos combustíveis fósseis permitem uma poupança nos nossos gastos domésticos. Um dos equipamentos que está a ganhar terreno e a conquistar consumidores e adeptos no nosso País, são os Painéis Solares Térmicos.

Os sistemas solar térmicos permitem, através do aproveitamento da energia solar, o aquecimento das águas domésticas, águas de piscinas e climatização da habitação. O aquecimento de águas domésticas é a utilização mais dada a estes sistemas, dado exigir apenas um ou dois painéis conforme a dimensão da família e os seus gastos.

A climatização de uma habitação já exige um número mais elevado de painéis, sendo que a quantidade de painéis instalada para fazer o aquecimento da habitação só terá utilização no Inverno. Assim, este investimento vai ser muito elevado para o rendimento que se vai ter do sistema.

As instalações solares para a produção de água quente, podem ser instaladas em praticamente todas as moradias uni familiares. A energia solar pode ser aproveitada, utilizando aparelhos de aquecimento de água, esquentadores a gás ou combinados com qualquer sistema de aquecimento central a gás. Os painéis solares térmicos têm uma variedade em termos de tecnologia.

Para o uso doméstico os principais são os colectores planos – são os mais comuns, sendo utilizados para a produção de água quente a temperaturas inferiores a 60 ºC. Com a adopção de equipamentos solares térmicos, o consumidor pode beneficiar, em termos médios de uma redução mensal da factura energética de sua casa, em mais de 20%.

Além desta vantagem, o consumidor beneficia de incentivos fiscais na aquisição deste tipo de equipamentos. A instalação de energias renováveis tem ainda benefícios a nível fiscal.

Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.