directobras blog logo directobras blog logo

Dossiê Climatização - Equipamentos para a climatização e conforto do lar - 3ª Parte

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Dossiê Climatização - Equipamentos para a climatização e conforto do lar - 3ª Parte

18.Sep.2014

Dossiê Climatização - Equipamentos para a climatização e conforto do lar - 3ª Parte


As temperaturas consideradas de conforto para uma casa variam entre os 18ºC, no Inverno, e os 25ºC, no Verão. A escolha do equipamento deverão ter em conta os custos e mais-valias associadas ao aquecimento e arrefecimento do lar.

De assinalar que cada grau adicional, consome-se entre 7% a 10% da energia necessária para aquecer toda a casa. Equipamentos em destaque: 

• Ar Condicionado: Alguns equipamentos de ar condicionado (quer sejam em sistema centralizado quer por unidades isoladas) podem também funcionar para o aquecimento. Sendo equipamentos "híbridos" permitem sob programação aquecer e/ou refrigerar uma habitação. A escolha dependerá essencialmente do seu custo de instalação, consumo energético e fiabilidade. À semelhança do que acontece com o sistema de aquecimento centralizado, os sistemas de ar condicionado ligados em a um sistema central são mais eficientes e podem, no geral, permitir poupança no consumo energético.

• Painéis Solares: Aproveitando o uso da energia solar os painéis solares podem ser utilizados quer para o aquecimento de águas quer, quando ligados, para o aquecimento interior das habitações. Um painel solar é um dispositivo que converte a energia solar em energia térmica. Em termos gerais, o sistema completo é constituído por um painel que recebe a luz do sol, um permutador em que o fluido de aquecimento circula e um depósito em que a água quente é armazenada. É um sistema extremamente vantajoso no que diz respeito à poupança energética e é ecológico. A principal desvantagem deste sistema será, os elevados custos dos equipamentos e instalação inicial. Tem como vantagem os baixos custos de manutenção e durabilidade dos equipamentos.

• Recuperadores de calor: Para quem não dispensa de uma noite junto à lareira, os recuperadores de calor são a solução ideal para manter a divisão quente por muito mais tempo. Os recuperadores de calor possibilitam uma melhor distribuição do calor na sala, permite uma queima mais controlada da madeira e assegura que os fumos não entre nas divisões. Tem também a vantagem de impedir que eventuais fagulhas "saltem" das lareiras o que evita incêndios ou outras complicações.

• Bomba de calor geotérmica: As bombas de calor geotérmicas não são sistemas que utilizam energias renováveis, pois precisam sempre de energia eléctrica para funcionarem. No entanto, devido aos elevados rendimentos energéticos que estes equipamentos atingem, tornam-se uma solução a considerar quando se pretende aquecer/arrefecer uma habitação. Estes sistemas, abastecidos por electricidade, utilizam a temperatura estável do subsolo e/ou dos lençóis de água subterrâneos para aquecer ou arrefecer uma casa ou um edifício. O tipo de solo e a existência ou não de lençóis de água determinarão a sua eficiência. Usando o processo de refrigeração, as bombas de calor de subsolo aproveitam a energia térmica armazenada no subsolo e/ou nos lençóis de água subterrâneos e transferem-na para a habitação ou vice-versa. Este sistema assegura também o aquecimento das águas sanitárias.