directobras blog logo directobras blog logo

Dossiê Climatização - Equipamentos para a climatização e conforto do lar - 2ª Parte

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Dossiê Climatização - Equipamentos para a climatização e conforto do lar - 2ª Parte

15.Sep.2014

Dossiê Climatização - Equipamentos para a climatização e conforto do lar - 2ª Parte


O conforto do lar garante-se através da manutenção de uma temperatura ambiente constante e saudável. Além das diversas técnicas e materiais empregues para garantir um corte térmico com o ambiente exterior, também é possível garantir uma correcta climatização através da escolha do equipamento correcto.

A escolha do equipamento deverá ter em conta área do local (que pode ser uma habitação, escritório, armazém, entre outro)e das condições específicas do mesmo. Por este motivo deve escolher-se um equipamento após uma consulta prévia por parte de empresas e pessoal qualificado. Essencialmente o consumidor deverá ter em conta o nível de isolamento da habitação, consumo energético e necessidade de manutenção.

Entre os sistemas mais comuns para climatização das habitações temos:

• Sistema de Aquecimento Central: Um sistema de aquecimento central pode ser implantado quer para o aquecimento de uma habitação, quer para o aquecimento de uma edificação independentemente do seu uso (habitação, comércio, hospitais, espaços públicos, espaços desportivos, entre outros). Este sistema caracteriza-se por possuir uma unidade geradora de calor, denominada de caldeira, cujo tamanho e capacidade dependerá da área a aquecer. A par da caldeira o sistema inclui também um sistema de distribuição constituído por tubagens e radiadores e unidades de regulação ou controlo de temperatura. É um sistema que tem a vantagem, nos equipamentos modernos, de possuir baixos consumos de manutenção. Os sistemas de aquecimento central podem funcional através de diversas fontes de alimentação, como por exemplo electricidade, gás e gasóleo. O sistema de aquecimento central pode também, em muitos casos, fornecer água quente para banhos, máquinas de lavar ou outros usos ao mesmo tempo que aquece uma habitação.

• Sistema de aquecimento utilizando a Biomassa: A biomassa pode ser utilizada no aquecimento ambiente através das seguintes formas: lareira com recuperador de calor ou sistema a pellets. No primeiro caso, a escolha escolha de uma lareira existem dois importantes factores a ponderar: se a pretende aberta ou fechada e se esta terá ou não um recuperador de calor. A presença de um recuperador de calor torna o uso da lareira mais racional ao permitir uma queima controlada da madeira, economizando matéria-prima e tendo uma irradiação de calor muito superior às de queima. O sistema a pellets funciona como um recuperador de calor. Utiliza uma fonte de energia renovável – a biomassa – sob a forma de granulado da madeira, os pellets. Estes são produzidos a partir dos desperdícios resultantes da limpeza de florestas e das sobras da indústria da madeira. Ambos os sistemas podem ser utilizados, quer no aquecimento da divisão onde o sistema está instalado, quer no aquecimento de outras divisões da casa, através de tubagens que conduzem o ar aquecido para as restantes divisões. De modo a viabilizar a utilização destes sistemas noutras divisões poderá ser necessária a instalação de um pequeno motor para ajudar a puxar o ar quente para as divisões a climatizar.

• Radiadores: Os radiadores são elementos muito utilizados nas novas habitações. São aparelhos de construção simples que se colocam nas paredes das diversas divisões e transportam, no seu interior água quente ou outro líquido possibilitando o aquecimento em geral. Em países com invernos muito rigorosos [o que felizmente não acontece em Portugal] os radiadores funcionam em circuito fechado (caldeira-radiador) geralmente com um líquido anti-congelante (para prevenir a congelação do mesmo nos períodos em que o radiador não é utilizado). Tem como vantagem a facilidade de montagem e rapidez de instalação. Os radiadores podem acompanhar de válvulas termostáticas que permite controlar as temperaturas das diversas fracções.

Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.