directobras blog logo directobras blog logo

Dois projectos de arquitectos portugueses estão entre os finalistas do prémio Mies van der Rohe 2015

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Dois projectos de arquitectos portugueses estão entre os finalistas do prémio Mies van der Rohe 2015

11.Feb.2015

Dois projectos de arquitectos portugueses estão entre os finalistas do prémio Mies van der Rohe 2015


Dois projectos, concebidas por arquitectos portugueses, encontram-se entre os finalistas do prestigioso prémio internacional de Arquitectura, Mies van der Rohe, na edição de 2015.

Ambos projectos (seleccionados entre uma shortlist de 40 projectos internacionais) também foram conbidos para serem construídos em território nacional, o que eleva o prestígio da arquitectura portuguesa e a qualidade dos arquitectos lusos. Um dos projectos, desenvolvido para a Ribeira Grande, nos Açores, refere-se ao Centro de Artes Contemporâneas também designado de "O Arquipélago".

Este projecto,com inauguração prevista para o mês de Março, é da autoria de João Mendes Ribeiro com o atelier Menos É Mais Arquitectos. Este projecto caracteriza-se pela sua integração com a paisagem envolvente (especialmente com o património edificado), sendo que o foi escolhido o cimento como material construtivo de destaque. A nova infra-estrutura aproveita a antiga fábrica dop tabaco e do álcool, mantendo o traço industrial deste complexo.

O segundo projecto foi concebido pelo arquitecto Álvaro Fernandes Andrade do gabinete SpacialAR-TE. Refere-se ao projecto do Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa. Este projecto remete-nos para a adequação do espaço e da infra-estrutura às características da paisagem caracterizado socalcos, que moldam a face dos montes, pairando sobre o rio Douro. O Centro de Alto Rendimento possui muma área de oito mil metros quadrados e é projectado para receber 130 utilizadores.

Dos 40 projectos agora seleccionados vão ser escolhidos cinco finalistas, que serão anunciados no final do mês de Fevereiro. A 08 de Maio, em Barcelona, será anunciado o vencedor. O Prémio Mies van der Rohe foi lançado em 1987, teve como vencedor na edição de 1988 Álvaro Siza com o edifício do Banco Borges & Irmão, em Vila do Conde.

Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.