directobras blog logo directobras blog logo

Dois novos centros comerciais assinados pela Broadway Malyan em Angola abrem portas no espaço de seis meses

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Dois novos centros comerciais assinados pela Broadway Malyan em Angola abrem portas no espaço de seis meses
Dois novos centros comerciais assinados pela Broadway Malyan em Angola abrem portas no espaço de seis meses

08.Aug.2016

Dois novos centros comerciais assinados pela Broadway Malyan em Angola abrem portas no espaço de seis meses


A multinacional de arquitetura Broadway Malyan é a responsável pelo design dos dois mais recentes centros comerciais Xyami em Angola. Trata-se do Shopping Nova Vida, em Luanda, e do Shopping Lubango, na província de Huíla, que abriram portas, respetivamente, em dezembro e abril passados. 

Os dois projetos de retail integram o programa de forte expansão da marca de shoppings criada pela Zahara Imobiliária, que, nos últimos dois anos, tem já em funcionamento quatro estruturas comerciais em Angola. 

Os dois novos centros comerciais são os primeiros a ganhar vida de uma série de projetos sob a marca Xyami assinados pela Broadway Malyan a partir do atelier de Lisboa. A multinacional de arquitetura será ainda responsável pelo design de um outro centro comercial em Kilamba, nos arredores de Luanda e cuja construção já se iniciou, bem como de dois projetos em Huambo e Luanda Norte, que estão ainda em fase de planeamento.

A cada um dos centros comerciais está ancorado um hipermercado Kero, incorporando ainda um cinema multiplex, um centro automóvel e uma zona de entretenimento infantil, que totalizam uma área bruta locável de 14.000 m2, o Lubango, e 23.000 m2, o Nova Vida.

Vasco Carvalho, líder do projeto no atelier da Broadway Malyan Lisboa, afirma que o design destes dois centros comerciais, por um lado, utiliza uma linguagem arquitetônica contemporânea, baseada nas cores tradicionais africanas, e por outro lado, responde exatamente às expectativas da marca Xyami. 
'' Angola está numa fase de expansão no setor de retail e estes dois projetos para a marca Xyami estão a transformar a oferta ao consumidor, pela sua dimensão, oferta e experiência do visitante", diz.

"A nossa abordagem pretende garantir que estes centros comerciais mantêm uma forte identidade africana, ao mesmo tempo que refletem modernidade".
"Um aspeto comum nestes projetos são as grandes palas que permitem sombrear a fachada, controlando a temperatura e funcionando como uma alternativa ao isolamento térmico. Está é uma solução bastante eficiente para um clima tão quente, mas ajuda também a criar algo característico e diferenciador numa marca que tem muito orgulho em ser Angolana", acrescenta.


 "As fachadas são uma mistura de tons neutros e cores vibrantes, inspiradas na tradição angolana e o design dos edifícios incorpora uma estratégia de luz natural com grandes clarabóias, permitindo a diminuição da utilização de luz articial durante o dia", termina Vasco Carvalho.