directobras blog logo directobras blog logo

Dinamarca vai criar ilha artificial

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Dinamarca vai criar ilha artificial

09.Nov.2018

Dinamarca vai criar ilha artificial


A gestão de espaço em zonas limitadas obriga, por vezes, a medidas mais drásticas, neste caso, engenhosas.
Um caso recente é o do Mónaco, que está a apostar na expansão do território para o mar. Na Dinamarca surge agora a mesma medida que dá conta dos planos das autoridades de Copenhaga para criar uma ilha artificial entre Nordhavn e Refshaleøen.
Esta é a solução mais plausível para solucionar os problemas habitacionais com que a capital se tem deparado, o que implica o crescimento do território para poder acomodar o crescimento do parque habitacional.

O novo "território" tem a designação (provisória) de Lynetteholmen e o objectivo é albergar 50 mil habitantes quando estiver concluído, estima-se a sua conclusão em 2070. A ilha estará localizada na área com vista para a Suécia e muito perto de locais turísticos populares como a Pequena Sereia e a Ópera da cidade. A construção deve começar em 2035 e a venda de terrenos públicos vai ajudar a financiar os custos do projecto que está avaliado em cerca de 2.800 milhões de euros, diz ainda o comunicado veiculado pelo governo nórdico.

O autarca de Copenhaga, Frank Jensen, indica que o novo bairro, que terá praias e uma linha de metro, vai ajudar a aliviar o défice habitacional da cidade, que está a passar por um boom populacional. 

Fonte: Construir.pt