directobras blog logo directobras blog logo

Dicas para criar o seu Alojamento Local

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Dicas para criar o seu Alojamento Local

23.Nov.2015

Dicas para criar o seu Alojamento Local


Com vista a esclarecer e apoiar a legalização sobre o alojamento Local, tem início nesta quarta-feira (25 de Novembro) em Portimão o seminário intitulado "Como iniciar um Alojamento Local".

Este evento, promovido pela Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) decorrerá nas instalações do Museu de Portimão mas que faz parte de um 'road show' nacional, com o objectivo de incentivar a legalização [de unidades de alojamento local] e, sobretudo, apoiar no aspecto fiscal quem já está a operar", segundo refere a presidente da associação, Carla Costa Reis.

A entrada no seminário é gratuita, mas o acesso ao 'workshop' sobre fiscalidade (a decorrer no mesmo local) é pago para não associados.

Segundo dados apresentados pela ALEP, no nosso País «há um total de 20.944 alojamentos disponíveis registados, que pertencem a 12.424 titulares, 92% dos quais têm apenas uma ou duas propriedades».

De referir que este é, no entender de Carla Reis, um "mercado em franco crescimentos" apontando como exemplo os dados recolhidos pela associação. A maioria (84%) destes proprietários é particular e 14% são empresas.

"É um mercado altamente fragmentado, de microempresários, a maior parte dos quais está a trabalhar para gerir o seu próprio imóvel", afirmou, acrescentando que nos últimos anos despertou esta "economia partilhada" a partir do ambiente de crise que "transformou imóveis quase sem uso em casas-fora-de-casa para os novos viajantes".

Entre os 92% dos pequenos proprietários, destacam-se os que estão a rentabilizar as segundas habitações, as residências de emigrantes que, quando vão para fora, 

A  acção contará com a presença e intervenção de convidados de várias áreas e instituições que irão abordar temas como 'O que define um alojamento local?', 'A situação do alojamento local em Portugal e no Algarve', 'Quais os passos e o que é preciso para registar e legalizar um alojamento local ' e 'Quais as obrigações de um alojamento Local'.

A ALEP alerta ainda para as pesadas coimas em caso de apartamentos não legalizados que podem ir 3.500 euros (no caso de particulares) até aos 37.500 (no caso de empresas), por cada apartamento gerido não registado.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: ALEP