directobras blog logo directobras blog logo

Cuidados a ter para pintar fachadas exteriores

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Cuidados a ter para pintar fachadas exteriores
Cuidados a ter para pintar fachadas exteriores

24.Sep.2015

Cuidados a ter para pintar fachadas exteriores


Por motivos de durabilidade e adequada conservação do edifício deve-se, com certa regularidade, efectuar pinturas nas fachadas exteriores.

A escolha do material, a cor adequada e a técnica (ou meios) a utilizar terá enorme influência nos respectivos custos. Por exemplo, utilizando a técnica de alpinismo terá um custo inferior do que, por exemplo utilizar andaimes ou outras estruturas.

A fachada de uma casa deve estar sempre em bom estado de conservação para assim poder proteger de uma forma eficaz as paredes e a própria casa. Antes do início dos trabalhos de pintura deve-se manter a superfície limpa e isenta de fungos (recomenda-se o uso de uma máquina de alta pressão, onde obterá um excelente resultado).

Quando tiver limpo a parede, verifique se o musgo desapareceu completamente. Se não, raspe-o para eliminá-lo.
Assim que terminar este passo e a parede estiver seca, aplique um produto anti-musgo. Deixe actuar durante 24 horas.

Em caso de paredes estucadas recomenda-se o tratamento prévio das mesmas.

A qualidade da tinta aplicada também tem uma relação directa com a durabilidade e qualidade do trabalho. Aconselha-se evitar o uso de tintas baratas ou de qualidade duvidosa. 
Tintas baratas, expostas a condições exteriores, sol e chuva, vão-se estragar muito rapidamente e colocar as paredes da casa desprotegidas.

Também se recomenda aplicar impermeabilização antes de pintar as paredes exteriores. Deste modo garante-se maior durabilidade e evita-se a entrada de humidades provenientes de fissuras (nem todas as fissuras estão à vista). 

Ao escolher a cor da fachada tenha em consideração a orientação da casa. Por exemplo, quando as faces do edifício estão viradas a Sul as cores vão parecer mais quentes. Fachadas viradas para Norte terão mais tendência a acumular humidades.

Efectue também um teste à cor antes de iniciar os trabalhos. Como dica essencial à "boa harmonia" entre cores, pode utilizar a regra "60-30-10" na utilização e alternância das cores. Uma combinação equilibrada de cor para exterior contém três cores principais em proporções diferentes.

Opte por uma cor dominante que deve preencher 60% do espaço (ex.: fachada). Uma outra cor secundária (30%) deve ocupar por exemplo, rodapés, molduras, socos ou cunhais. Com o peso de 10% de uma outra cor devem estar detalhes, como portas e janelas. 

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.