directobras blog logo directobras blog logo

Criado banco de imagens para defender o património de Ílhavo

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Criado banco de imagens para defender o património de Ílhavo

04.Jan.2016

Criado banco de imagens para defender o património de Ílhavo


Com o importante objectivo de defender e preservar o património de Ílhavo, o Centro de Documentação de Ílhavo (CDI), a Câmara Municipal vai criar um banco de dados do Município com fotografias, postais, gravuras, ilustrações, pinturas e vídeos, que alimentem memórias do passado.

Esta iniciativa permite preservar não só o património cultural, bem como o património arquitectónico da região.  De relembrar, que a região está intimamente marcada pela sua antiga actividade comercial e imagem de marca que era a faina do Bacalhau.

O CDI será apenas o repositório digital que centraliza, utiliza e divulga as imagens, com a indicação dos autores e proprietários das mesma.

Assim, a autarquia de Ílhavo apela a todas as pessoas que queiram partilhar imagens antigas de paisagens, monumentos, tradições ou outras de dispõem para se dirigirem, a partir deste mâ ao CIEMar-Ílhavo, Polos de Leitura da Gafanha da Nazaré, Gafanha do Carmo e Gafanha da Encarnação, onde serão acolhidos por um funcionário da Câmara Municipal que fará a reprodução e descrição dos documentos, devolvendo os originais aos proprietários.

Horários de recolha deste espólio poderão ser consultados no site oficial da Autarquia de Ílhavo. De relembrar que tem sido uma aposta da região preservar o passado histórico como tem sido demonstrado através do Museu Marítimo de Ílhavo.

Galardoado recentemente com o Prémio Internacional Archmarathon 2015, na categoria "Arts & Culture" (como foi oportunamente aqui reportado pelo Directobras).

Esta infra-estrutura cultural foi alvo de obras de recuperação e renovação a cargo passando a habitar num belo edifício de arquitectura moderna projectado pelo gabinete ARX Portugal.

Nesse mesmo ano, o Museu passou a contar com o navio-museu Santo André, antigo arrastão bacalhoeiro.

Recentemente, o Museu Marítimo de Ílhavo voltou a crescer e a qualificar-se. Em 2012, foi criada a sua unidade de investigação e empreendedorismo, o CIEMar-Ílhavo. Em 2013, passou a incluir um admirável Aquário de bacalhaus.

O Museu Marítimo de Ílhavo conta com seis exposições permanentes, todas elas de temática marítima.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: M.Peinado