directobras blog logo directobras blog logo

Crescimento de 40% em 2015 para a Predibisa

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Crescimento de 40% em 2015 para a Predibisa

02.Jun.2016

Crescimento de 40% em 2015 para a Predibisa


Consultora imobiliária da Invicta realizou negócios que rondam os 60 milhões de euros, registando crescimento em todos os segmentos

A Predibisa, consultora imobiliária especializada no Norte do país, encerrou o ano de 2015 com um crescimento na ordem dos 40%, face ao ano anterior, registando na concretização de negócios um valor aproximado de 60 milhões de euros. Todas as áreas de negócio registaram uma evolução positiva, com o investimento, de capital estrangeiro, a ser o segmento que mais evoluiu, resultado do ano recorde de investimento imobiliário em Portugal, com o Norte a ser considerado uma zona muito atrativa para grandes transações, afirmando-se as áreas comerciais, industriais, hotelaria e espaços de escritórios.

Numa linha de crescimento, os números relativos a movimentos de negócios da Predibisa refletem um valor que passou de 40 milhões de euros, em 2013, para os 45 milhões, em 2014, crescendo substancialmente e atingindo, em 2015, números próximos dos 60 milhões de euros.

"O mercado imobiliário nortenho é apetecível e a Predibisa é uma mediadora multidisciplinar, com know-how de outras vertentes, que praticamente não estão implementadas no Norte do país, nomeadamente, nos setores de investimento e promoção. Nesta área temos sido responsáveis, nos últimos anos, pela identificação e negociação de espaços para multinacionais, que escolhem cada vez mais a região para fixarem projetos industriais e de serviços. Isso coloca-nos numa posição de destaque no mercado", refere o diretor-geral da Predibisa, João Nuno Magalhães.

No portefólio do ano passado, evidenciaram-se importantes negócios como são exemplo: Passeio das Cardosas, Oporto Serviced Apartments, registando-se aqui o primeiro caso de sucesso no short-rental , com a instalação do Grupo bbGourmet, Cerca 80, Jardim das Japoneiras, Edifício Burgo, Edifício Lake Towers e Edifício Boavista Prime.

Quanto às outras vertentes de negócio, 2015 foi um ano recorde na colocação de escritórios pela Predibisa, motivados por uma maior confiança no mercado e implementação de algumas empresas estrangeiras em Portugal, pelo know-how nas vertentes tecnológicas e desenvolvimento de software, por um maior índice de polos universitários na zona Norte, pelas acessibilidades, pela qualidade de vida, pela relação custo/benefício, entre outros.

Por outro lado, a área da indústria e logística também se diferenciou, registando um robusto crescimento a Norte, como é de salientar os negócios de grande dimensão relativos à expansão da presença em Portugal da multinacional brasileira WEG, traduzidos na construção de uma nova unidade, em Santo Tirso e da fábrica da Eurocast, em Arcos de Valdevez, ambos importantes investimentos internacionais, que contaram com projetos chave-na-mão, resultado da colaboração e parceria, entre a construtora Garcia, Garcia e a Predibisa.

Também a reabilitação urbana no centro do Porto, aposta da consultora há já alguns anos, e fortemente ligada ao setor residencial, mas inclusive ao retail, à promoção e à hotelaria, foi sinónimo de crescimento em 2015, fruto de vários negócios com clientes investidores que procuram rendimento nos ramos da restauração, do comércio, dos escritórios, da hotelaria e do short-rental.

Este ano também se prevê positivo para a Predibisa: "Estamos otimistas em relação a 2016, os indicadores mostram que continuará a aposta na reabilitação de edifícios no Porto e o aumento da procura por parte de investidores estrangeiros. Estamos com contactos e algumas negociações que já começaram em 2015", conclui João Nuno Magalhães.