directobras blog logo directobras blog logo

Concreta recebeu mais de 23 mil visitantes, sendo "Aposta Ganha"

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Concreta recebeu mais de 23 mil visitantes, sendo "Aposta Ganha"

24.Nov.2015

Concreta recebeu mais de 23 mil visitantes, sendo "Aposta Ganha"


Considerada uma "aposta ganha" a 27ª edição da Concreta - Feira de Construção, Reabilitação, Arquitectura e Design, recebeu , durante os quatro dias do evento, mais de 23 mil visitantes.

Este ano, a exposição realçou a importância do mercado da reabilitação e renovação urbana, sector que tem assinalado estabilidade e crescimento no nosso país.

Este evento reuniu 220 expositores, 20 dos quais estrangeiros, resultando numa mostra representativa dos principais subsectores da fileira portuguesa da construção e da oferta nacional nas áreas de arquitectura, engenharia e especialidades técnicas.

De assinalar também a aposta da organização no desenvolvimento de negócios e parcerias com empresas lusas através do programa "Hosted Buyers",  que concentrou mais de 150 empresários internacionais que tiveram a oportunidade de verificar o que de melhor se faz no nosso país na fileira da construção.

Estes  compradores estrangeiros foram oriundos de 12 países Reino Unido, Colômbia, Alemanha, França, Bélgica, Marrocos, Grécia, Espanha, Holanda, Itália, Peru e Cabo Verde, que  estabeleceram encontros de negócios B2B q promovidos e incentivados pela Associação Empresarial de Portugal, através da Exponor e do Gabinete EEN-Portugal.

Os resultados conseguidos espelham um trabalho consistente e a nossa opção por um direccionamento específico, propício ao envolvimento de arquitectos e designers com a indústria. Estou certa que a Concreta voltará mais forte daqui a dois anos", comentou a directora da Feira, Carla Maia, para quem a edição de 2015 fez emergir "uma feira única e diferenciadora nas áreas da reabilitação, construção, arquitectura e design em Portugal".

A isto acresceu o programa de acções paralelas, com a realização de dezenas de sessões técnicas, workshops e apresentações de novos produtos, assim como a entrega dos prémios de arquitectura expositiva referentes à segunda edição do concurso "Work in Progress", iniciativa da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte, em parceria com a Exponor.

Os vencedores foram os arquitectos José Luís Cadilhe, na área da iluminação, com um trabalho para a Electrum Trofa; Ricardo do Vale Afonso, nas madeiras, com um projecto elaborado para a Madeivouga; João Duarte Branco, na especialidade de cerâmica sanitária, que a Valadares executou; e Manuel Afonso Sá, nos revestimentos cerâmicos, com um projecto para a Revigrés.

O concurso "Work in Progress" visa criar uma dinâmica colaborativa entre arquitectos e empresas de materiais de construção. O objectivo principal é juntar a capacidade criativa dos arquitectos e a divulgação dos produtos e soluções das empresas, criando propostas inovadoras que respondam às tendências de mercado.

Em paralelo, decorreu o 18.º Endiel – Encontro para o Desenvolvimento do Sector Eléctrico e Eletrócnico, organização conjunta da Exponor e da ANIMEE, a associação empresarial representativa do sector, em que participaram 30 expositores.

Veja também a galeria de fotos (em construção) do evento.

Fonte: Exponor
Imagem: António Barbosa