directobras blog logo directobras blog logo

Concluída a renovação da Igreja Matriz de Arcos de Valdevez

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Concluída a renovação da Igreja Matriz de Arcos de Valdevez

24.Jul.2015

Concluída a renovação da Igreja Matriz de Arcos de Valdevez


Teve lugar no passado domingo, 19 de Julho, a cerimónia de inauguração das obras de reabilitação da Igreja Matriz de Arcos de Valdevez, uma obra do Conselho da Fábrica da Igreja.
Neste momento o presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, destacou as fases do processo, desde as iniciativas da Paróquia para angariação de fundos para a reabilitação, passando pelo apoio do município e dos fundos comunitários.
Para o autarca esta intervenção é de grande importância para o concelho porque se traduz na capacidade de dinamizar, tanto social como culturalmente o concelho, permite a atracção de visitantes e por consequência a dinamização económica e do Turismo de Arcos de Valdevez.
É intenção da Câmara Municipal ir mais além na recuperação do património, na realização de novos projectos, novas intervenções, nomeadamente a recuperação da Igreja do Espírito Santo para um espaço interpretativo do Barroco na região. "Um edifício muito valioso para o concelho e sobejamente conhecido por aquilo que representa no Barroco".
No âmbito desta cerimónia também teve lugar a apresentação do livro "A Capela do Santíssimo Sacramento da Igreja Matriz de Arcos de Valdevez", da autoria de Lúcia Afonso. Um livro que reflecte o significado da maior parte dos elementos escultóricos que a igreja possui no seu interior e explica o porquê desses elementos lá estarem.
Às 11h00 realizou-se a Eucaristia com Bênção, presidida por sua Excelência Reverendíssima o Bispo de Viana do castelo D. Anacleto Oliveira, e às 21h45 o Concerto de música barroca pelo "Musicórdia Ensemble"; integrado no projecto "Sons do Centenário".
De realçar que a intervenção da Igreja se dividiu em três partes fundamentais, uma de conservação e reabilitação do espaço, visando a recuperação dos elementos mas sem alteração de função ou de materiais de constituição; uma segunda de revitalização, visando a intervenção no espaço, com alteração ou reformulação da funcionalidade dos espaços; e finalmente uma terceira, respeitante ao recheio artístico e respectiva intervenção de conservação e restauro de património azulejar, talhas, pintura mural, mobiliário, entre outros que visa a conservação e restauro de todo o recheio artístico.
De salientar que estas intervenções foram financiadas pelo Programa Operacional ON.2 - Eixo III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, com uma taxa de comparticipação de 70%, com investimento elegível de 757.212,68 € e uma comparticipação FEDER (Fundo de Desenvolvimento Regional) de 495.106,49 €.

Fonte: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez