directobras blog logo directobras blog logo

Como é que a tecnologia pode melhorar a cidade?

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Como é que a tecnologia pode melhorar a cidade?

06.Oct.2015

Como é que a tecnologia pode melhorar a cidade?


A Autarquia do Porto destina 250 mil euros para promover novas tecnologias que resolvam os desafios da cidade. Com o título: "Desafios Porto", esta iniciativa é hoje apresentada nos Paços do Concelho da Autarquia portuense.

Como é que a tecnologia pode melhorar a cidade? Após o desafio aos habitantes do Porto para que apresentassem questões, agora o convite é à escala global e pretende encontrar respostas, por parte das "startups" e empreendedores tecnológicos. 

O Desafios Porto pretende tornar a cidade do Porto num laboratório vivo. A segunda fase do processo arranca dia 06 de Outubro, data em que a Câmara Municipal do Porto apresenta os desafios finais e consequentemente abre portas à procura de soluções que vai decorrer até 15 de Novembro.

Segundo comunicado, o  o foco do Desafios Porto é simples, passando por "promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas que consigam dar respostas inovadoras e escaláveis aos desafios seleccionados".

Com esta iniciativa a cidade nortenha pretende "desenhar soluções" que vão ao encontro dos cidadãos que resulte num "forte impulso ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo da cidade e potenciará o Porto como uma cidade de inovação e criatividade à escala nacional e internacional".

Na avaliação e escolha do vencedor serão tidos em conta critérios como o impacto que a solução proposta terá na cidade, a sua capacidade de replicação noutros locais e, também, o impacto que terá na empresa vencedora.

Cada solução/área de intervenção irá ser financiada até 50 mil euros, assumidos pela Câmara Municipal do Porto, EDP, NOS e CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, além de um apoio de consultoria até aos 12.500 euros por projeto, cedidos pela Ernst & Young.

Fonte: Câmara Municipal do Porto
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.