directobras blog logo directobras blog logo

Como aumentar a eficiência energética da sua casa

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Como aumentar a eficiência energética da sua casa
Como aumentar a eficiência energética da sua casa

21.Jan.2019

Como aumentar a eficiência energética da sua casa


A eficiência energética é a racionalização da utilização da energia na habitação de forma a gerar o menor gasto possível. Se por um lado isto representa uma poupança que favorece o ambiente, por outro, também fará toda a diferença na sua conta de eletricidade no final do mês. Leia este artigo, preparado em parceria com o ComparaJá.pt, para ficar a saber quais as alterações a adotar para conferir à sua casa maior conforto e eficiência.

Energias renováveis
Neste sentido, as energias renováveis são muito eficientes, tanto ao nível do aquecimento das águas como de climatização. Por exemplo, a instalação de painéis solares em casa pode fazer reduzir em 60% o consumo de energia para aquecimento de águas sanitárias. Apesar dos painéis solares representarem um investimento inicial avultado, pode fasear o pagamento em prestações mensais se recorrer a um empréstimo especializado para energias renováveis ou ao programa Casa Eficiente 2020 disponibilizado pelo Governo.

Isolamento térmico
A aplicação de isolamento térmico nas paredes, tetos e pavimentos é um dos passos essenciais para melhorar a eficiência energética de uma habitação. Cerca de 60% da energia dos sistemas de aquecimento é desperdiçada, ao escapar por zonas que podem ser facilmente isoladas. Assim, o isolamento elimina estas fugas de calor, evitando gastos extra com sistemas de climatização e, consequentemente, economizando energia.

O isolamento é feito com materiais termicamente resistentes, como a lã de vidro, lã de rocha, espuma de poliuretano, poliestireno expandido, poliestireno extrudido e aglomerado de cortiça, que minimizam a perda de calor do interior para o exterior no inverno e o sobreaquecimento no verão.

Substituição de janelas
Um dos fatores que mais pode contribuir para a perda de calor são as janelas. Optar por janelas com caixilharia em PVC e vidros duplos não só vai atenuar ruídos exteriores, como também vai-lhe permitir controlar a temperatura dentro de casa.

Eletrodomésticos com baixo consumo
Geralmente, quanto mais antigo for um eletrodoméstico, mais elevado será o seu consumo energético. Quando comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta energética e opte por aqueles com classificação "A", pois são aqueles que consomem menos energia.

Lâmpadas fluorescentes
Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes é também fundamental – para além de durarem oito vezes mais, gastam menos eletricidade. Não precisa de substituir todas de uma vez, se começar por trocar uma parte já estará a poupar.

Como vê, com pequenas mudanças e algumas obras é possível obter resultados significativos.

Fonte: ComparaJá.pt

www.comparaja.pt