directobras blog logo directobras blog logo

Câmara de Coimbra apoia candidatura do novo quartel dos BVC a fundos comunitários

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Câmara de Coimbra apoia candidatura do novo quartel dos BVC a fundos comunitários

06.Sep.2015

Câmara de Coimbra apoia candidatura do novo quartel dos BVC a fundos comunitários


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (AHBVC), pretende candidatar a remodelação do respectivo quartel a fundos comunitários provenientes do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

O quartel insere-se numa área para onde se prevê a salvaguarda e reabilitação dos conjuntos urbanos, edifícios e espaços relevantes existentes, melhorando e ampliando os seus diversos equipamentos de apoio e integra a Área de Reabilitação Urbana (ARU) Coimbra Rio, não deixando de considerar a localização privilegiada do quartel no Centro Urbano Antigo.

A fundamentação da autarquia, para aprovação da remodelação, será apreciada e votada na reunião do executivo no dia 7 de Setembro. Sobre este mesmo assunto, serão também analisadas a isenção de taxas e a operação urbanística de obras de reabilitação, demolição e construção do referido quartel.

O projecto a candidato consiste em várias intervenções do edifício que, originalmente remonta ao ano de 1953.

Será reabilitado para albergar o programa operacional do corpo de bombeiros, nomeadamente a garagem de viaturas de menores dimensões e de primeira intervenção, com vestiário de serviço no piso térreo. No 1º piso funcionará o arquivo, sala de adjuntos e sala de formação; no 2º e último piso, a sala do bombeiro com copa e a sala de planeamento. O edifício da torre-escola e anexos serão demolidos, devido às deficientes condições estruturais e arquitetónicas e também para criar um espaço mais amplo destinado à parada. Em seu lugar será construído um novo edifício com frente para a Travessa dos Oleiros, com uma garagem no piso térreo, duas áreas técnicas anexas, área de fardamento e de material de intervenção e instalações sanitárias. No 1º piso serão instaladas novas camaratas, balneários com vestiário, arrumo para tratamento de roupa e limpeza do imóvel. Já no 2.º piso será instalada uma lavandaria e terraço para secagem da roupa.

A remodelação prevê a cedência de uma área de terreno de 149 m2, para o domínio público e posterior execução/retificação da Travessa dos Oleiros.

A acção enquadra-se no estudo orientador elaborado por Joan Busquets de recuperação de uma frente urbana sobre o rio, na zona frente à beira rio, entre as estações de Coimbra A e de Coimbra B.


Fonte: Câmara Municipal de Coimbra