directobras blog logo directobras blog logo

Camião MT da Atlas Copco, para trabalhos pesados na Indústria Mineira

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Camião MT da Atlas Copco, para trabalhos pesados na Indústria Mineira

24.Nov.2014

Camião MT da Atlas Copco, para trabalhos pesados na Indústria Mineira


Os camiões da série MT da Atlas Copco, são especialmente concebidos para proporcionar elevada fiabilidade e resistência face às duras condições de trabalho da indústria da exploração mineira (e construção de túneis). A série MT são compostos por vários modelos de veículos, todos com tracção às quatro rodas.

Os camiões articulados concebidos pela Atlas Copco, fazem parte da série de equipamentos denominados LHDs (carregar, transportar e decarregar). Cada camião apresenta como equipamento "standard" uma caixa de velocidades accionada por um cilindro duplo e travões SAHR que proporcionam travagens fiáveis.

Uma característica essencial destas máquinas consiste no travão de motor "Jacobs", que proporciona uma maior duração da travagem e protecção automática contra excessos de velocidade do motor. Por outro lado, o bloqueio do conversor proporciona uma melhor transferência de potência com redução do calor proporcionando um aumento da vida útil dos componentes. Equipado com um potente motor os camiões possuem um sistema de transmissão eléctrico, para maior comodidade do joystick.

As tarefas de manutenção são simplificadas graças ao sistema de lubrificação centralizada. Concebido para operações subterrâneas de pequena e média escala, o modelo MT200 possui uma capacidade de deslocação de material de 20 toneladas métricas. Este modelo tem uma cabina MSHA com protecção traseira. O modelo MT431B, destinado a operações subterrâneas de maior escala, tem uma capacidade de deslocação de material de até 28,10 toneladas métricas. Equipa uma cabina com sistema avançado de protecção FOPS e ROPS. Por sua vez, o modelo MT436B com capacidade de até 32,65 toneladas métricas, distingue-se pelo facto de possui o banco do operador localizado na zona frontal do equipamento.

O modelo MT5010 com capacidade de deslocação de material de até 50 toneladas métricas, equipa uma transmissão automática com conversor integral e bloqueio automático. Além da cabine com protecção FOPS e ROPS, este modelo incorpora banco para formador, guiador ajustável e câmara adicional (com monitor) para proporcionar um amplo e melhor campo de visão ao operador.

O modelo mais recente, o MT6020 com capacidade de 60 toneladas, é capaz de realizar transportes subterrâneos a 11 km/h em uma rampa com gradiente de 15% (um cenário típico para uma grande mina subterrânea). Lançado em 2008, este modelo permite à indústria mineira oportunidade única de aumentar a tonelada-quilômetro por hora (tkm/h) e também diminuir os custos por meio da redução das suas frotas.