Preencha o formulário para nos colocar qualquer questão/dúvida que deseje ou se pretender incluir a sua empresa no nosso directório.
Envie-nos a sua mensagem e responderemos com toda a brevidade.
Preencha o formulário para que possamos receber o seu pedido e incluir a sua empresa no nosso directório.
Envie-nos a sua mensagem e responderemos com toda a brevidade.
Já tem conta? Faça Login
Subscreva a nossa newsletter e fique a par de feiras, ideias para casa, notícias e muitas mais novidades.
02.Aug.2016
Câmara Municipal de Nelas em associação com mais 7 municípios defendem viabilização de abastecimento de água
Oito municípios da região Dão Lafões associaram-se no dia 29 de junho para defender viabilização da barragem da Maeira. Atual sistema de reserva e abastecimento de água é insuficiente para as necessidades da região.
Realizou-se esta quarta-feira, dia 29 de Junho de 2016, pelas 17 horas, na Câmara Municipal de Viseu, o ato público de assinatura do protocolo de cooperação entre os Municípios de Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão, Vila Nova de Paiva, S. Pedro do Sul, Vouzela e Viseu, tendo em vista uma política conjunta de abastecimento de água na região e, em particular, a defesa da construção da barragem da Maeira, prevista no âmbito do Plano de Gestão da Bacia Hidrográfica do Vouga, Mondego e Lis, e com estudo prévio já elaborado.
Participou na cerimónia o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e os Presidentes de Câmara dos oito municípios outorgantes.
No documento que define o protocolo de cooperação, os municípios comprometem-se numa cooperação para uma política conjunta de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, tendo na Águas de Viseu - Serviços Municipalizados de Água e Saneamento o instrumento institucional e técnico para o desenvolvimento de todos os estudos, projetos e candidaturas que se verifiquem como necessárias.
Os municípios assumirão ainda ser necessário e prioritário o reforço do abastecimento de água aos seus concelhos, melhorando os níveis de sustentabilidade do atual sistema de armazenamento e distribuição, face à dimensão demográfica e económica da região. Os autarcas assinalam, nesse protocolo, que a atual capacidade instalada não atinge o grau de sustentabilidade imposto pelo regulador.
A capacidade de armazenagem permanente atual da albufeira da barragem de Fagilde (2.500.000m3) revela-se já insuficiente para garantir o abastecimento de água às populações que dela dependem, designadamente dos concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, sendo a capacidade projetada para a armazenagem permanente na albufeira da barragem da Maeira mais de quatro vezes superior (10.500.000 m3).
No documento que subscreveram, os municípios recordaram ainda que, de acordo com o estudo prévio da barragem, a infra-estrutura permitirá um aproveitamento para produção de energia elétrica.
O Município de Nelas de Nelas identificou como necessidade futura de consumo no valor de 4 milhões de metros cúbicos anuais de água para fornecimento da sua população e empresas, sendo que atualmente esse valor provindo de Fagilde atinge o montante de perto de 1,5 milhões de metros cúbicos.
A Barragem pode estar construída dentro de 10 anos, para tanto se comprometendo o Secretário de Estado do Ambiente a criar as condições no PT 2020 que apadrinhou a assinatura do Protocolo, e o Município de Nelas vai estará nesse momento apetrechado para o seu armazenamento interno uma vez que vai candidatar aos quadros comunitários um novo sistema de abastecimento de água com telegestão, construção de um novo reservatório de 4 mil metros cúbicos e reforço da pressão nas zonas altas e da rede, com substituição das condutas de fibrocimento.
Garantir o presente e preparar o futuro no que é essencial.