directobras blog logo directobras blog logo

Câmara de Palmela apoia instituições com intervenção social no concelho

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Câmara de Palmela apoia instituições com intervenção social no concelho

31.Mar.2016

Câmara de Palmela apoia instituições com intervenção social no concelho


Palmela apoia instituições com intervenção social no concelho

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada de dia 16 de março, duas propostas na área da intervenção social: a celebração de contrato de comodato entre o Município e a União Social Sol Crescente da Marateca, com vista à cedência da antiga escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Águas de Moura n.º 2, no Bairro Margaça, para instalação do Centro de Dia, e a atribuição de um apoio financeiro no valor de cinco mil euros à Casa do Povo de Palmela – Centro Social em Lagameças, para comparticipar nas despesas de aquisição de novos equipamentos de espaço de jogo e recreio (EJR).


Câmara cede edifício à União Social Sol Crescente para instalação de Centro de Dia

Trata-se de um edifício com uma área de 2.543,69 metros quadrados, valor patrimonial de 42.122,50 euros e o contrato de comodato, agora aprovado, terá a duração de 20 anos.

A União Social Sol Crescente da Marateca é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que possui, como valências, creche e jardim de infância, centro de dia ou lar para a terceira idade e ocupação de tempos livres para crianças ou para adultos. Tem desenvolvido um trabalho de intervenção junto da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, designadamente, na localidade de Águas de Moura, prestando apoio a 53 pessoas idosas, das quais 33 em Centro de Dia e 20 em Serviço de Apoio Domiciliário. Estas respostas têm sido prestadas em instalações provisórias, cedidas pelas BRISA, que se encontram degradadas e implicam elevados custos de manutenção.


Centro Social em Lagameças vai ter espaço de jogo e recreio com novos equipamentos

O EJR do Centro Social em Lagameças encontra-se encerrado há mais de dois anos, por não apresentar as condições mínimas de segurança à sua utilização e por não haver condições financeiras para a sua remodelação.
A Casa do Povo de Palmela é uma Instituição Particular de Solidariedade Social constituída em julho de 1972, com o objetivo de promover o desenvolvimento, o bem estar e a solidariedade social da comunidade local, designadamente, em Lagameças, local onde esta instituição desenvolve o seu trabalho.

Atualmente, a Associação acolhe e presta apoio nas seguintes respostas sociais: 15 utentes na valência de Creche, 25 utentes na valência de Pré-escolar, 20 utentes na valência de ATL, 40 utentes na valência de Centro de Dia e 10 utentes na valência de Serviço de Apoio Domiciliário.

Fonte: Câmara Municipal de Palmela