directobras blog logo directobras blog logo

INE confirma descida das taxas de juro para os créditos à habitação

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

INE confirma descida das taxas de juro para os créditos à habitação

25.Sep.2015

INE confirma descida das taxas de juro para os créditos à habitação


A confirmar as boas notícias para os que detêm um crédito à habitação, o Instituto Nacional de Estatística (INE) acaba de publicar um relatório que confirma esta tendência.

De facto, as taxas de juro ao crédito para habitação estão a atingir mínimos históricos, como foi aqui publicado no site Directobras.pt.

O Banco Central Europeu (BCE)  fixou a taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, em 0,033%. A nove meses, a Euribor caiu  para 0,083%, menos 0,002 pontos do que na sessão anterior e novo mínimo de sempre. No prazo de doze meses, a Euribor foi fixada em 0,147%.

No entanto segundo relatório do INE a taxa de juro implícita e a prestação média também diminuíram.  Segundo dados apurados por este instituto, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação passou de 1,257% em Julho para 1,242% e Agosto.

A prestação média vencida para a globalidade dos contratos situou-se em 240 euros, (241 euros em Julho).

Por sua vez, no financimento para Aquisição de Habitação, o mais relevante no crédito à habitação, a taxa de juro implícita no conjunto de contratos registou um decréscimo de 0,014% face ao observado em Julho, situando-se em 1,250%; nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, atingiu 2,282% (2,397% no mês anterior).

Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o valor médio da prestação registado em Agosto foi de 309 euros (311
euros registados no passado mês de Julho).

Fonte: INE e outros
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.