directobras blog logo directobras blog logo

Azulejo Português candidato a Património da Humanidade da UNESCO

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Azulejo Português candidato a Património da Humanidade da UNESCO

15.Sep.2015

Azulejo Português candidato a Património da Humanidade da UNESCO


A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Comissão Nacional da UNESCO/Ministério dos Negócios Estrangeiros, anunciou recentemente que o azulejo português vai ser candidato a Património da Humanidade da UNESCO.

O anúncio foi divulgado na semana passada pelo secretário de Estado, Jorge Barreto Xavier, no Museu Nacional do Azulejo (MNAZ), durante a cerimónia de inauguração da sala Manuel dos Santos, um dos pintores mais destacados na área da azulejaria em Portugal.

O Azulejo designa uma placa cerâmica quadrada com uma das faces decoradas e vidradas, sendo que surgiu no século XVI, quando entraram em Portugal os azulejos hispano-mouriscos produzidos na Andaluzia, "que, no nosso País, passaram a ser utilizados de uma maneira original, criando uma arquitectura ilusória", segundo refere a secretaria de Estado da Cultura (SEC) em comunicado.

Devido a essa impermeabilidade era, geralmente, usado em áreas molhadas também pelo seu baixo custo e pela resistência. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo. O azulejo é normalmente, utilizado em grande número como elemento associado à arquitectura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado. 

Autor: António Barbosa
Imagem: Bosc d'Anjou | CC