directobras blog logo directobras blog logo

Avança o concurso público para a requalificação do Mercado do Bolhão, no Porto

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Avança o concurso público para a requalificação do Mercado do Bolhão, no Porto

07.Jan.2016

Avança o concurso público para a requalificação do Mercado do Bolhão, no Porto


Está previsto, para o final do mês de Março, o lançamento do concurso público para as obras de requalificação e renovação do Mercado do Bolhão, no Porto.

Em notícia publicada pelo Jornal de Notícias, refere que a autarquia portuense já tem na sua posse «os projectos prontos e ultima a documentação». O artigo refere ainda que, se não houver contratempos, a escolha do empreiteiro deverá ocorrer no primeiro trimestre do ano iniciando as obrar ainda em 2016.

O projecto de reabilitação do Mercado do Bulhão foi apresentado no passado mês de Abril sendo que conta com a assinatura do arquitecto Nuno Valentim, também docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

O projecto para o Mercado do Bolhão prevê a existência de um "mercado de frescos no piso térreo, restaurantes e uma área com estruturas polivalentes no piso superior. Vai ter acesso directo à estação de metro, elevadores e uma cave técnica com acesso pela Rua de Alexandre Braga. Mas vai manter os vendedores que lá queiram ficar. 
E haverá até uma nova versão das cortinas que ajudam a afastar o sol dos produtos para venda, no piso superior"
.

Segundo refere o site da CM do Porto,  edifício será «dotado de coberturas no piso inferior, acesso directo ao metro e cave técnica com acesso para cargas e descargas a partir da rua Alexandre Braga. O piso superior, com entrada pela rua Fernandes Tomás, vai manter a parte comercial e instalar restauração, transferindo todo o mercado de frescos para o piso inferior».

O projecto, segundo a autarquia portuense é «conservador, mantém a traça original do espaço, preserva o mercado de frescos e introduz diversas soluções tecnológicas para torná-lo mais seguro e confortável» permitindo, através de elevador, o acesso por parte de pessoas com mobilidade reduzida.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: Rui Ornelas