directobras blog logo directobras blog logo

Avaliação bancária na habitação aumenta 4,6%

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Avaliação bancária na habitação aumenta 4,6%

04.Oct.2017

Avaliação bancária na habitação aumenta 4,6%


O valor médio de avaliação bancária para o total do país fixou-se em 1122 euros por m2 (euros/m2 ) em Agosto, mais 5 euros do que o observado em Julho. Este valor representa um aumento de 0,4% em relação ao registado no mês precedente, mantendo a trajectória que se tem verificado nos últimos cinco meses de 2017. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o valor médio de avaliação bancária já registou um aumento de mais 4,6%.


As maiores subidas registaram-se na Região Autónoma da Madeira (1,9%) e no Centro (1,0%). A única descida verificou-se na Região Autónoma dos Açores (-0,5%). Em comparação com o período homólogo, o valor médio de avaliação registou um crescimento de 4,6% em Agosto (idêntica à de Julho). As variações mais significativas observaram-se na Região Autónoma da Madeira (6,8%), no Centro (6,2%) e no Norte (5,8%), tendo a Região Autónoma dos Açores apresentado o menor crescimento (0,2%).


Em relação aos apartamentos, o valor médio situou-se em 1 173 euros/m2, 6 euros superior ao obtido no mês anterior, o que correspondeu a uma taxa de variação em cadeia de 0,5%. Já no que diz respeito à avaliação bancária, o valor das moradias situa-se nos 1 044 euros/m2 , valor superior em 7 euros ao observado no mês anterior.
O Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação (IABH) recolhe informação caracterizadora dos alojamentos que são objecto de financiamento bancário e em cujo processo há lugar a uma avaliação técnica de cada imóvel.

Fonte: Construir.pt