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Autobetoneiras Dieci – Solução ideal para transporte e mistura de agregados

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Autobetoneiras Dieci – Solução ideal para transporte e mistura de agregados

28.Nov.2014

Autobetoneiras Dieci – Solução ideal para transporte e mistura de agregados


Desenvolvida pela empresa italiana de maquinaria para a construção, Dieci, as Autobetoneiras constituem um equipamento versátil para o transporte e mistura de agregados no local ou estaleiro de obra. Esta linha de Auto Betoneiras é composta por quatro modelos de máquinas nomeadamente o N2400; L3500; L4700 e F7000 com pesos operativos que variam entre as quatro e as sete toneladas.

Todas as autobetoneiras são equipadas com pá traseira para carregamento autónomo da cuba de mistura. Outra característica que ressalta destes equipamentos, é que todos os veículos são "todo-o-terreno". Deste modo, as máquinas adaptam-se às exigentes condições em estaleiros ou locais de obra com terrenos irregulares ou lamacentos. Opcionalmente para trabalhos junto de linhas férreas ou para indústria do transporte ferroviário, podem-se instalar neste veículos adaptadores no chassis para a deslocação sobre carris. As produções de betão (ou capacidade máxima de mistura de betão) variam entre 1,5 m3 por ciclo no modelo N2400 e os 5 m3 conseguidos pela F7000.

A capacidade de enchimento de água no tanque ou cuba variam entre os 270 litros no modelo N2400 e os 820 litros no modelo F7000 do mesmo modo, a capacidade da pá traseira varia entre os 270 litros até aos 600 litros conforme o modelo. Excepto o modelo N2400, que equipa um motor Lombardini de injecção directa com capacidade de gerar uma potência de 36,6 kW (50 HP), os restantes modelos possuem um motor Iveco NEF. Nos modelos L3500 e L4700 o motor tem capacidade de gerar uma potência de 74 kW (101 HP) sendo que o modelo F700, mais potente, o motor desenvolve uma potência de 93 kW (127 HP). Para facilitar a visibilidade do operador e garantir deste modo, maior eficácia e segurança nas operações de mistura e descarregamento de inertes, o posto de condução é reversível (giro do assento e do comando a 180º).

Por sua vez, a cabine integra o sistema de protecção e segurança FOPS (protecção contra a queda de objectos) e ROPS (protecção em caso de volqueio do veículo). Como segurança adicional, os quatros modelos só arrancam com a marcha do veículo em "ponto morto". Pela sua robustez e capacidade, o modelo F7000 adapta-se facilmente (sendo também muito utilizada neste sector) para trabalhos de construção de túneis e ferrovias, já que equipa uma plataforma giratória que permite descarregar lateralmente ou para trás. Já os modelos menores são especialmente seleccionados para obras de reabilitação e restauro, porque acedem a locais impeditivos para os camiões com misturadora.

A experiência fabril da Dieci remonta a 1963 sendo a primeira marca a apresentar no mercado, empilhadores telescópicos duas décadas mais tarde: as suas gamas actuais de máquinas para construção, indústria e agricultura superam largamente a centena de modelos. A marca Dieci é representada em Portugal, Angola e vários mercados africanos pelas empresas Munditubo, Lda. (Lisboa) e Mundimáquinas, Lda. (Luanda).

Autor: António Barbosa
Imagem: Bruno Martins