directobras blog logo directobras blog logo

Autarquia do Montijo promove debate público sobre revisão do PDM

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Autarquia do Montijo promove debate público sobre revisão do PDM
Autarquia do Montijo promove debate público sobre revisão do PDM

21.May.2015

Autarquia do Montijo promove debate público sobre revisão do PDM


A Câmara Municipal do Montijo promove, no próximo dia 28 de Maio, a 4.ª sessão pública da iniciativa "Conversas no Bairro".
Este evento, aberto à população local, visa incentivar o debate em torno da revisão do Plano Director Municipal (PDM) local.
A sessão "Conversas de Bairro" terá lugar nas instalações do auditório da Escola Profissional do Montijo, no Afonsoeiro.
A iniciativa, segundo a Autarquia Montijense, pretende ser um "fórum de debate e partilha de ideias para o concelho". Conversas abertas à população com o "objectivo principal de recolher as ideias e os contributos da sociedade civil para a revisão do PDM, assim como debater temas como o ordenamento do território, ambiente, cultura, desporto, cidadania, solidariedade, entre outros".
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal do Montijo pretende elaborar um novo Plano Director Municipal mais aberto, participado e transparente, sendo que, os interessados em colaborar neste evento, na qualidade de orador, terão de efectuar a sua inscrição através do formulário disponível em: www.mun-montijo.pt.
De relembrar que a Autarquia do Montijo tinha já aprovado, no passado mês de Novembro, a proposta de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) da cidade.

Neste sentido, foi aprovada a delimitação da área de Reabilitação Urbana que se concentra no centro histórico do Montijo, Bairro do Areias e Afonsoeiro, bem como o respectivo quadro de incentivos e benefícios fiscais associados aos impostos municipais.
Sobre os incentivos fiscais destaca-se a isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) por um período de 5 anos, aplicável a prédios urbanos reabilitados e inseridos na ARU e a majoração em 30% da taxa de IMI aplicável a prédios urbanos degradados.

A este nível foi, ainda, aprovada a isenção de Imposto Municipal sobre Transações (IMT) aplicável à aquisição de prédio urbano ou de fracção autónoma de prédio urbano e a atribuição de benefícios financeiros através do estabelecimento de um regime especial de minoração de taxas municipais.

Fonte/Foto: Câmara Municipal do Montijo
Autor: António Barbosa