directobras blog logo directobras blog logo

Autarquia de Lisboa apresenta projecto de contenção de cheias na cidade

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Autarquia de Lisboa apresenta projecto de contenção de cheias na cidade

17.Sep.2015

Autarquia de Lisboa apresenta projecto de contenção de cheias na cidade


Com a chegada das primeiras chuvas, começam os primeiros sinais de inundações e problemas relacionados com o mau escoamento das águas pluviais. A cidade de Lisboa tem sido particularmente afectada com as cheias que, em algumas zonas implicam danos e prejuízos avultados. 

A fim de evitar estas situações, a autarquia Lisboeta prevê construir, até 2019, túneis entre Santa Apolónia e Monsanto e entre Chelas e o Beato para combater as inundações na cidade.

Este empreendimento terá um custo estimado em 170 milhões de euros, sendo que está integrado no Plano Geral de Drenagem de Lisboa 2016-2030 (ver apresentação em vídeo).

Das infraestruturas previstas, por um período de 15 anos, a maior é o túnel entre Santa Apolónia, Santa Marta e Monsanto, com um diâmetro de cinco metros e uma extensão de cinco quilómetros. Este túnel vai desviar os caudais pluviais do caneiro de Alcântara e os caudais das bacias das avenidas da Liberdade, Duque de Loulé e Almirante Reis, evitando inundações na baixa pombalina.

O outro túnel ligará Chelas ao Beato e terá uma extensão de mil metros. Em complemento, serão realizadas obras de desconexão de colectores na zona baixa de Xabregas. Será ainda feito um colector de reforço entre as avenidas de Berlim e Infante D. Henrique, com um diâmetro de 2,5 metros.

De acordo com a Câmara de Lisboa, as obras nos túneis serão iniciadas em meados de 2016. Estão previstas ainda outras intervenções (ao abrigo do Plano Geral de Drenagem) que visam o reforço e reabilitação dos colectores, separação e controlo de caudais, desconexão de ligações entre colectores da rede primária e da rede secundária e criação de reservas de armazenamento.

O Plano Geral de Drenagem da cidade de Lisboa prevê, do investimento total, que 100 milhões serão destinados aos primeiros cinco anos. O plano foi submetido à Reunião do Executivo no passado mês de Julho e ficará em consulta pública até final de Setembro.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.