directobras blog logo directobras blog logo

Aumentou em 2% os custos de construção de Habitação Nova

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Aumentou em 2% os custos de construção de Habitação Nova

09.Jun.2015

Aumentou em 2% os custos de construção de Habitação Nova


Segundo dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, no Continente, foi 0,4% em Abril de 2015, taxa superior em 0,2 pontos percentuais à registada em Março.
A aceleração do índice total foi determinada pelo índice da componente "Materiais", que registou uma variação homóloga de -0,2% em Abril, 0,5 p.p. acima da verificada no mês anterior.
A taxa de variação homóloga do índice da componente "Mão-de-Obra" reduziu-se 0,1 p.p. para 0,9%.
Por sua vez, o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação, no Continente, registou uma variação homóloga de -0,2% em Abril, taxa idêntica à observada no mês anterior. Os índices das componentes "Produtos e Serviços" apresentaram taxas de variação homóloga de -1,4% e 0,2%, respectivamente (variações de -0,5% e -0,1% em Março).
O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova pretende medir a evolução do custo de construção de edifícios residenciais no Continente, mediante apuramentos de periodicidade mensal.
O Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação visa possibilitar a análise da evolução do nível dos preços dos produtos e serviços relacionados com a despesa em manutenção e reparação regular dos alojamentos familiares.

Fonte  INE
Foto: James Willamor/CC
Autor: António Barbosa