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Aumentam os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico

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Aumentam os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico

10.Mar.2016

Aumentam os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico


 O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em janeiro e fevereiro, após ter diminuído nos dois meses anteriores, prolongando a tendência ascendente observada desde o início de 2013. 

O indicador de clima económico aumentou ligeiramente, após ter diminuído entre outubro e janeiro. No mês de referência, o indicador de confiança aumentou na Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços, tendo estabilizado na Indústria Transformadora. 

 A recuperação do indicador de confiança dos Consumidores1 nos últimos dois meses refletiu o contributo positivo de todas as componentes, perspectivas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, da situação económica do país, da poupança e do desemprego, mais expressivo no último caso em fevereiro. 

O indicador de confiança da Indústria Transformadora estabilizou em fevereiro, após ter aumentado ligeiramente nos dois meses anteriores, verificando-se uma evolução positiva das apreciações sobre os stocks de produtos acabados e das perspectivas de produção, enquanto o saldo das opiniões sobre a procura global diminuiu. O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas recuperou no mês de referência, suspendendo o agravamento observado entre novembro e janeiro, refletindo o contributo positivo das duas componentes, perspectivas de emprego e opiniões sobre a carteira de encomendas. O indicador de confiança do Comércio também aumentou em fevereiro, após ter diminuído no mês anterior, devido ao comportamento positivo das expectativas de atividade e das opiniões sobre o volume de stocks. O indicador de confiança dos Serviços aumentou ligeiramente, depois de ter diminuído entre outubro e janeiro, refletindo o contributo positivo das opiniões e perspectivas sobre a evolução da carteira de encomendas. 

Fonte: INE