directobras blog logo directobras blog logo

Atraso na construção da ETAR da Comporta faz esgotos correrem para o Sado

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Atraso na construção da ETAR da Comporta faz esgotos correrem para o Sado

10.Sep.2018

Atraso na construção da ETAR da Comporta faz esgotos correrem para o Sado


Deveriam estar em fase de conclusão as obras de construção da estação de tratamento de águas residuais (ETAR), na freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal, mas os trabalhos ainda não arrancaram. Não só os preços derraparam 600 mil euros como os esgotos irão continuar a correr para o estuário do Sado por mais dois anos. 

O concurso para a concepção e construção da ETAR que tinha sido lançado em Agosto de 2017 foi anulado "por ausência de propostas válidas". O impasse criado, acrescido de uma alteração que entretanto se verificou no regime do procedimento do Código dos Contratos Públicos, obrigou à reformulação do caderno de encargos e a rever o preço base do concurso.

Por pelo menos mais dois anos, os esgotos da freguesia da Comporta produzidos por uma população de 2500 habitantes equivalentes em época alta vão continuar a ser descarregados na margem do estuário do rio Sado, dentro dos limites da reserva natural, sem tratamento, como acontece há décadas.

As cargas orgânicas lançadas são da ordem das 60 toneladas de CBO5 (carência química de oxigénio) por ano, um cálculo efectuado, há um ano, pela organização ambientalista Quercus.

As descargas de águas residuais não tratadas têm vindo a provocar "danos imensuráveis, quer a nível ambiental quer a nível económico e social", alerta a Quercus, destacando a importância do estuário que "sempre foi uma fonte de rendimento para as populações residentes menos favorecidas".

Fonte: Público.pt