directobras blog logo directobras blog logo

Até final do Ano, a cidade de Lisboa vai ter semáforos com iluminação LED

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

 Até final do Ano, a cidade de Lisboa vai ter semáforos com iluminação LED

11.Aug.2015

Até final do Ano, a cidade de Lisboa vai ter semáforos com iluminação LED


Numa parceria ente a Vivapower e a GALP Energia,  deu início o processo de substituição de mais de 20 mil lâmpadas  convencionais em 8.500 semáforos de Lisboa por ópticas LED mais eficientes e com menores consumos energéticos. Esta iniciativa permita que a Autarquia Lisboeta tenha uma redução dos consumos de electricidade nos semáforos de toda a cidade de Lisboa em quase 95%, ou seja, equivalente a uma poupança  de cerca de 850 mil euros por ano.

O modelo contratual proposto pela Galp Energia e pela Vivapower, que foram seleccionadas pela CML através de concurso público, prevê que o custo de aquisição e substituição dos novos equipamentos seja integralmente suportado pelo consórcio que constituíram para o efeito, sendo remuneradas pela partilha do valor das economias efectivas proporcionadas à Câmara Municipal de Lisboa, ao longo de um período de 24 meses. Esta acção insere-se na Estratégia de Eficiência Energética da Câmara de Lisboa, desenvolvida pelo Município e pela Agência de Energia e Ambiente, Lisboa E-Nova.

Segundo o vereador José Sá Fernandes "o projecto reflecte o objectivo de tornar Lisboa uma cidade energeticamente mais eficiente, mas também mais evoluída em matéria de segurança rodoviária, atendendo que a nova tecnologia LED permitirá aumentar a visibilidade nos semáforos."

Já segundo o administrador Vivapower Selfenergy, Rogério da Ponte refere que "o projecto de eficiência energética nos semáforos de Lisboa é a maior intervenção já alguma vez realizada em Portugal nesta área, tanto pelo número de lâmpadas substituídas, como pelo valor da economia energética que irá alcançar". O processo de substituição das 20 mil lâmpadas para LED deverá estar concluído até ao final do ano.

Fonte: Vivapower
Autor: António Barbosa