directobras blog logo directobras blog logo

Arquitecto disponível para desenhar nova ponte em Genova

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Arquitecto disponível para desenhar nova ponte em Genova

05.Sep.2018

Arquitecto disponível para desenhar nova ponte em Genova


O arquitecto italiano Renzo Piano, vencedor em 1998 do Prémio Pritzker, manifestou já a sua disponibilidade para apoiar o processo de reconstrução da Ponte Morandi, infra-estrutura cujo colapso de um pilar e de um troço com 80 metros provocou já este mês a morte a perto de 50 pessoas em Génova, Itália.


Piano é natural de Génova e acredita que "a tristeza sobre as vidas perdidas é como uma sobra que paira sobre ti, pelo que o processo de recuperação da ponte pode funcionar como um momento positivo de unidade e cooperação".
Autor, entre outras tantas obras, da ponte Shard, em Londres, Renzo Piano assegura que já manifestou, junto das autoridades competentes, o privilegio que seria estar envolvido no desenho da nova ponte. Citado pelo Observer, Renzo Piano lembra que a sua condição de Senador com que foi agraciado pelo Parlamento italiano "reforça a responsabilidade para responder, seja como for, aos desafios resultantes desta tragédia".


"Uma ponte é um símbolo e nunca deve cair, porque, quando uma ponte cai, há muros que se erguem", acrescenta Piano, que no dia da tragédia se encontrava na cidade, onde tem ateliê.
A necessidade de reerguer a ponte inaugurada em 1967, projetada por Riccardo Morandi, não "é apenas física, mas também metafórica", frisa o Pritzker de 98. "Os muros são negativos e não devemos construí-los. As pontes são boas, permitem estabelecer conexões", sublinha.


Os responsáveis da Autostrade per l'Italia, entidade gestora da ponte que ruiu em Génova, já disponibilizaram uma verba de 500 milhões de euros para ajudar as famílias das vítimas, a cidade, bem como para reconstruir a infraestrutura.

Fonte: Construir.pt